quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Documentário





Sei que disse que não iria postar mais esse ano, mas não aguentei rs
Espero que gostem


(Only When I Dance, 2009)
• Direção: Beadie Finzi
• Roteiro: Giorgia Lo Savio (ideia), Christina Daniels (ideia)
• Gênero: Documentário
• Origem: Brasil/Reino Unido
• Duração: 78 minutos
• Tipo: Longa-metragem
• Sinopse: Os adolescentes Irlan e Isabela encaram um momento decisivo para a realização de seu grande sonho: dançar balé profissionalmente. Além das longas horas de treino diário no prestigioso Centro de Dança Rio, onde ganharam uma bolsa, os dois precisam superar a barreira econômica e social que os separa dos demais. Irlan mora numa favela no Complexo do Alemão e luta para conseguir terminar a escola. Já Isabela, habitante do subúrbio carioca, é negra e enfrenta o preconceito até de sua instrutora. Para estes dois talentosos jovens, sair do país é a única esperança de um futuro brilhante.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Que venha 2013 \o/

Postando hoje pois acredito que não postarei mais este ano haha.

Então aproveitar e deixar meus sinceros desejos a todos e todas, primeiramente muiiito obrigada a todos que visitaram o blog, todos os seguidores e colaboradores.

Desejo a todos um feliz 2013, que este ano venha cheio de surpresas maravilhosas pra todos nós, um ano que com certeza Deus já está abençoando e cuidando de seus minimos detalhes, que seja ano de alegrias, de muita vitória, que sonhos se realizem, que sonhos venham a nascer, que nossas forças sejam renovadas, que os que estavam desanimados se levantes novamente, que nós venhamos não somente iniciar o ano mais também finaliza-lo com muita alegria e muita garra e força de vontade que nossas danças sejam mais belas, nossos espetaculos mais maravilhos ainda, nosso amor pela dança maior a cada dia e que nosso foco seja acima de tudo DEUS, que Ele nos abençoe com muita saude, paz, alegria, e tudo que há de melhor.

Que Deus abençoe à todos e um Feliz Ano Novo!
 
 

domingo, 23 de dezembro de 2012

- Agora a pouco passou documentário sobre o Theatro Municipal de São Paulo na TVCultura as 15h <3 -="-" br="br">

sábado, 22 de dezembro de 2012

Maratona Relâmpago - Biografia de Ana Botafogo



O que é "Maratona Relâmpago"?
- Calma que é coisa boa :D

Maratona Relâmpago foi apenas uma idéia, elas apareceram em horários e dias indeterminados, será falado nesse tema a biografia de uma bailarina ou alguma curiosidade sobre ela.
Decidi iniciar com a Bailarina Ana Botafogo, quem tiver alguma idéia posta nos comentários abaixo, espero que gostem. Beijos bailarinas (os)





A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés



Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ano que ingressou na importante companhia de dança brasileira após ser aprovada num concurso público, é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes. Apesar de nunca ter imaginado que sua estrela brilharia tanto, Ana afirma que a dança sempre foi a coisa mais importante em sua vida. Sua seriedade e comprometimento com a profissão a levaram a superar todo o tipo de obstáculos. Com seu carisma, a bailarina contagia seu público e inspira jovens bailarinas do país inteiro quando enche o palco com sua dança e magia.



Ana Botafogo iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra).



Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.



De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.



Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.



Em 1995, na qualidade de ''étoille'' convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil.



Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre outras.



Entre seus partners internacionais estão os mais expressivos nomes da dança mundial como Fernando Bujones, Julio Bocca, David Wall, Desmond Kelly, Cyril Athanassof, Alexander Godunov, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Lazaro Carreño, Tetsuya Kumakawa, Yuri Klevtsov, José Manuel Carreño e Slawomir Wozniak.



Mas suas sapatilhas conquistaram muito mais que calorosos aplausos ao redor do Brasil e do mundo. A bailarina foi presenteada pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio Comissão Fulbright e do Governo da Inglaterra, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.



Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"Só se pode dançar bem quando se acompanha o ritmo da música, sem se demorar demais no passo anterior ou antecipar o seguinte, sempre se equilibrando no passo presente. É o equilíbrio perfeito no compasso que torna a dança natural, atemporal e eterna."
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Tatiana Leskova comemora 90 aninhos no dia 06 de Dezembro de 2012.
Lançamento do filme sobre a estrela da dança Tatiana Leskova, amanhã, dia 20/12, no Rio de Janeiro.

Recado

Olá bailarinos e bailarinas se você me segue à tempo aqui no blogger Space Dance sabe que ele existe desde 09 de Novembro de 2009 e nunca foi alterado, mas eu estava pensando e resolvi iniciar o ano de 2013 com ele renovado, eu queria mudar ele totalmente.. o e-mail, o nome, URL e o jeito então eu cheguei a fazer outro blogger pra melhorar mais não vou levá-lo adiante pois tenho dó desse que tenho a tanto tempo, então eu mudei o e-mail central, o modelo e o nome, queria colocar "menu" mas eu ficaria maluquinha para tentar arrumar as postagens antigas e também como já sabem eu não gosto de me "limitar" com temas especificos rs
Então galera sejam bem vindas (os) ao An Sweet Ballerine (antigo Space Dance), agora todo verde *--*

Beeeijos bailarinas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dever de Sonhar

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa

Pedido de desculpas

Olá bailarinos e bailarinas desculpem-me a falta de postagens
 nos ultimos meses, acontece que com os ensaios gerais e espetáculos
 quase não entrei na Internet, embora eu tenha até tentado postar aqui
algumas novidades, não foi a mesma coisa pois foi meio que por
 cima, mais agora eu estou de volta \o/
Vamos lá ver o que acontecerá nessas férias no mundo da dança <3 p="p">

O que é breu?


 Breu é uma resina feita a partir de uma goma retirada do pinheiro. Pode ter várias utilidades, mas no Ballet é utilizado nas sapatilhas para não escorregar. O Breu tem a aparência de pedras amareladas, é fácil de quebrar, e depois de quebradas viram um pó branco.
Como se utiliza o Breu?
Geralmente uma pedra de Breu é colocada numa caixa no canto da sala de Ballet. Se a pedra estiver... inteira, basta pisar nela para que se quebre e se esfarele no pó branco. Para que a bailarina escorregue menos na sala ou palco, basta pisar com a sapatilha nesse pó com a ponta do pé e o calcanhar. se estiver usando sapatilha de ponta não esqueça de pisar no breu com a ponta do pé também. Não precisa de muito breu para conseguir aderência, um pouquinho do pó já irá evitar que se escorregue.

Onde comprar: Em lojas especializadas de artigos de dança/ballet ou lojas de produtos químicos. Guarde em embalagem fechada, saco plástico ou pote.


sábado, 1 de dezembro de 2012

Herança de bailarina


  Por Flávia Fontes Oliveira
 
Por vezes, não há como escapar de nossa herança – seja ela qual for. Alicia Pereda Saul, maranhense, doze anos, é filha do bailarino cubano Jose Pereda e de Olinda Saul, bailarina, fundadora e diretora do Ballet Olinda Saul, em São Luís, Maranhão. "Não me lembro de mim sem fazer balé", diz ela que, segundo a família, começou a frequentar salas de aula no primeiro ano de vida. Tem se destacado pela potência e disposição ao trabalho.

Além do desejo, herdou também as proporções físicas privilegiadas para o balé clássico, longos braços e pernas, pés desenhados, além de ser esguia. Como toda bailarina, sabe que o tempo é curto e pretende agora aproveitar sua cidadania cubana para estudar por lá, "quem sabe dançar no Ballet Nacional de Cuba", ela diz. Seu sonho? Dançar no American Ballet Theater, em Nova York, onde outro brasileiro, Marcelo Gomes, hoje brilha. Ainda falta um bom trecho de estudo, dedicação e perseverança para que o sonho se concretize, mas, para a sorte da dança, Alicia não escapou de sua herança
Hoje Alicia dança na Cia Brasileira de Ballet e mora no RJ.