Priscilla Yokoi, jovem bailarina brasileira,que começou suas aulas de ballet aos 2 anos de idade, ganhadora de prêmios em Nova Iorque, Lausanne e Nagoia, aos 19 anos esteve como primeira bailarina convidada na abertura da temporada 2003 do Ballet de Santiago no papel de Kitri, em "Dom Quixote".
Rosito di Carmini - Como foi tua experiência como bailarina convidada do Ballet de Santiago?
Priscilla Yokoi - Foi uma experiência única em termos de aprendizado; daquilo que aprendi com os maîtres, com Luis (Ortigoza), com a companhia; o que eles puderam me passar foi uma coisa completamente nova para mim, foi maravilhoso, não tenho nem palavras.
Rosito - Como tu definirias "Kitri"?
Priscilla - Gosto muito de interpretá-la porque ela é muito esperta, muito inteligente, e ao mesmo tempo que ela é jovem, sabe como seduzir Basilio, e sabe como convencer a seu pai de que Basilio é o melhor para ela, por mais que seu pai não o aceite nem goste. O que me atrai em Kitri é sua espontaneidade.
Rosito - Como foi para uma bailarina tão jovem como tu, ter um partenaire tão experiente como Luis Ortigoza?
Priscilla - Eu já dancei com Lazaro Careño, Tiago Suares e muitos outros primeiros bailarinos, mas Luis é muito especial; assim que foi muito lindo para mim, foi uma experiência nova, e realmente ele é uma estrela. Eu não esperava que ele fosse tão atencioso, tão carinhoso, o que não é normal no ambiente da dança.
Rosito - Como foi tua relação com os bailarinos durante o período de ensaios?
Priscilla - Excelente, tive boa recepção..., boa não, ótima, maravilhosa.
Rosito - Será que esta experiência te despertou interesse em integrar a companhia estável de algum teatro? E qual seria?
Priscilla - Esta é uma excelente companhia, teria prazer de pertencer a ela, gostei da carga horária de oito horas por dia em lugar de seis como no Brasil, mas eu não sei se viria. Não sei se deixaria o Brasil tão cedo, mas quando o fizer será para o American Ballet ou o Ballet de Santiago.
Rosito - Como te sentistes com as aulas que fizestes com a Companhia aqui no Chile?
Priscilla - Foram de extrema importância, porque comecei a notar a diferença do físico das bailarinas, até falei com uma das professoras a respeito da mudança do meu físico, coisa que eu venho trabalhando faz tempo.
Rosito - Quais são teus próximos planos?
Priscilla - Volto para a Companhia em São Paulo e em seguida vou ter uma apresentação em Goiânia e depois dançarei Giselle em Belém, Fortaleza e Recife e Paquita só em Belém. Esta nova companhia que foi formada em São Paulo está com projetos muito interessantes, entre eles a abertura de um espetáculo de Julio Bocca em São Paulo. Tenho muitas apresentações agendadas, viagens marcadas, muita coisa sozinha, mas também muitos compromissos com a companhia. Isto está sendo muito bom.
Rosito - Qual é teu conselho para as bailarinas de tua geração?
Priscilla - Determinação, força de vontade, não desistir de nenhuma maneira e ter fé em si mesmo; dificuldades sempre vamos encontrar. Mas não há que dar-se por vencido em nenhum momento. Muita fé, eu creio que é isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário