Cada bailarino deve seguir uma dieta saudável. O corpo executa melhor quando preenchido com o combustível adequado. Dança exige muita energia, assim bailarinos devem consumir calorias suficientes para manter-se bem durante todo o trabalho. Uma dieta que o bailarino deve consistir de um equilíbrio de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais e líquidos adequados.
• Carboidratos:
Carboidratos (amido) devem compor cerca de 50-65% da dieta de uma bailarina. Carboidratos são encontrados em alimentos como cereais, massas, biscoitos, pães e batatas cozidas.
• Proteínas:
As proteínas são importantes para a construção e reparação de músculos. As proteínas devem compreendem cerca de 12-15% da dieta de uma bailarina. Boas fontes de proteína são: carnes magras, frango, feijão, legumes e tofu.
• Gorduras:
Muitos bailarinos se preocupam em não ganhar peso e, portanto, limitar rigorosamente a sua ingestão de gordura. No entanto, uma dieta baixa em gorduras pode prejudicar o desempenho e pode causar sérios problemas de saúde para a bailarina. Uma dieta deve ser composta por cerca de 20-30% de gordura. Destinam-se a comer alimentos de baixo teor em gorduras saturadas, como abacate, nozes e frutos do mar.
• Vitaminas e Minerais:
Vitaminas e minerais desempenham um papel importante no organismo, tais como a produção de energia e formação de células. Para obter todas as vitaminas e minerais importantes, os bailarinos devem comer pelo menos cinco porções de frutas frescas e vegetais por dia e escolha grãos inteiros como pães e cereais. Um suplemento multivitamínico é sugerido para aqueles que não consomem uma variedade adequada de alimentos nutritivos.
• Líquidos:
A água é necessária para regular a temperatura corporal, manter a circulação, manter o equilíbrio eletrolítico, o sal, e remover os resíduos. Os fluidos são perdidos através do suor criado pelo sistema de resfriamento do corpo único. Como é possível perder grandes quantidades de água antes de ficar com sede, bailarinos devem se lembrar de beber pequenas quantidades de líquidos antes, durante e após as aulas.
OBS: O mais correto seria que cada uma tivesse o acompanhamento de uma nutricionista ou da própria professora, pois as dietas são únicas, não podendo ser as mesmas para todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário