quarta-feira, 30 de maio de 2012

Svetlana Zakharova


Svetlana Zakharova nasceu em Lutsk, na Ucrânia, no dia 10 de junho de 1979. A partir dos seis anos de idade ela foi para um estúdio de dança local, onde praticava danças folclóricas e ballet. Com dez anos de idade ela entrou para a Escola Coreográfica de Kiev onde treinou com Valeria Sulegina.
Em 1995, tendo terminado seus seis anos de estudo na Escola de Kiev, Svetlana entrou na Competição Internacional de Jovens Dançarinos, em São Petersburgo. Onde ela ganhou o segundo lugar com sua performance de Princesa Florine, no Pas de Deux de Tchaikovsky e primeiro lugar com a variação de Paquita.
E então Zakharova continuou seus estudos da dança clássica na Academia Vaganova, em St. Petersburgo. Onde ela foi colocada diretamente para o último ano, se formando com Yelena Yevteyeva.
Enquanto ainda era estudante na Academia Vaganova, Svetlana dançou Shade, de La Bayadere, Masha em O Quebra-Nozes, a Rainha do Dryads em Dom Quixote, e a  Morte do Cisne no palco do Teatro Mariinsky.
Em Junho de 1996 Svetlana se formou na Academia Vaganova, dançando o Tchaikovsky Pas de Deux.
E então imediatamente se juntou ao Ballet Mariinsky. Com apenas 17 anos.
Um ano depois ela foi promovida a bailarina principal.
No Teatro Mariinsky, Svetlana foi treinada sob o olhar experiente de Olga Moiseyeva, com quem ela iria construir um relacionamento duradouro. Se preparar para todos os novos papéis Moiseyeva que se tornou a figura chave no desenvolvimento artístico de Svetlana, e a responsável pelo seu sucesso.
Svetlana foi logo se tornando a mais querida jovem bailarina do Mariinsky.
Durante as sete temporadas que ela dançou com o Mariinsky ela pode aprender a maior parte do repertório da companhia, que vão desde os papeis grandes clássicos como Giselle, Odette-Odile, Aurora, Nikiya em La Bayadere e Medora em Le Corsaire, e também ganhou os principais papeis de outras novas coreografias do Mariinsky aprovadas nestes anos, como Serenade de Balanchine, Symphony in C, Apollo entre outras.
Ela foi premiada com a Máscara de Ouro (melhor papel feminino no ballet) em 1999 por sua atuação em Serenade, de Balanchine. E em 2000 por sua interpretação de Aurora em A Bela Adormecida. Ela também recebeu indicações em 1998 por Giselle e em 2002 para Now and Then.
Svetlana participou de todos os passeios principais do Ballet Mariinsky e a partir de 1999 ela começou a atuar como bailarina convidada pelas principais academias de balé do mundo, incluindo New York City Ballet, American Ballet Theatre, Ballet Ópera de Paris, La Scala, em Milão, English National Ballet, e New National Theatre Ballet em Tóquio.
E em outubro de 2003, Svetlana começou a dançar como bailarina principal do Ballet Bolshoi, em Moscou. Onde ela está ensaiando seus papéis com Ludmilla Semenyaka, a bailarina estrela da geração anterior.
Svetlana Zakharova é uma artista homenageada e reconhecida na Rússia desde 06 de junho de 2005, e é considerada a artista do povo russo desde 21 de fevereiro de 2008.


Fonte: http://etendre.blogspot.com.br/2011/09/svetlana-zakharova.html

sábado, 26 de maio de 2012

Conhecendo melhor Giselle

Bom como ontem postei o espetáculo de Giselle, hoje vou postar um breve resumo, do que se fala no espetáculo.

Conheça melhor Giselle

Coreografia: Jules Perrot e Jean Coralli
Música: Adolphe Adam
Estréia Mundial: 1841, em Paris.

Giselle é uma linda jovem que vive em um vilarejo nos campos da Alsácia, na França. Ela vive feliz com sua mãe, Bertha, suas amigas e Hilarion, seu namorado. É época de colheita da uva, e as festas atraem muita gente, inclusive os nobres. O conde Albrecht é um desses nobres, e, encantado por Giselle, decide se fazer passar por um lenhador, chamado Loys, para se aproximar da moça. 

Giselle se apaixona pelo lenhador, e apesar dos avisos de sua mãe e das tentativas de Hilarion de desmascarar Loys, ela prefere acreditar em seu grande amor. O conde, também apaixonado, mantém a farsa com medo de perder Giselle.
Uma comitiva de caçadores nobres chega à vila. Giselle e sua mãe têm grande prazer em receber os nobres em sua casa, e a moça se diverte conversando com Bathilde, sem nem sequer imaginar que ela é a noiva de seu grande amor. Bathilde também não desconfia que Loys, de quem Giselle tanto fala, é na verdade o conde Albrecht.



Nesse mesmo dia, Hilarion entra escondido na casa de Loys para procurar algo que possa incriminá-lo, encontrando sua roupa de nobre e sua espada, e conseguindo finalmente desmascarar o conde.
Quando o jovem conta tudo a todos, Bathilde confirma que Loys é seu noivo, deixando cada morador da vila chocado com a notícia. Giselle, diante da grande decepção, enlouquece de tristeza e morre de amor.

O corpo da moça é enterrado na floresta, lar das Willis. Elas são almas de jovens que amavam muito e morreram antes do casamento. Materializam-se à meia-noite, desaparecendo ao amanhecer, e buscam se vingar, fazendo com que os homens que passeiam pela floresta dancem até morrerem de cansaço. 

Hilarion vai visitar o túmulo de Giselle e as Willis começam a aparecer. Myrtha, a rainha das Willis, convida-as para iniciar Giselle em seus ritos. Hilarion, então, é perseguido e levado à morte. Albrecht aparece, carregando lírios, e Giselle surge para ele. 

As Willis reaparecem, e Myrtha o condena a dançar até a morte, mas o amor de Giselle por ele é ainda grande. Ela o ampara e o protege com a ajuda da cruz de seu túmulo, poupando a vida de seu amado até o amanhecer, quando as Willis desaparecem.


Bom galera espero que tenham gostado deste maravilhoso ballet de repertório. beeeijos

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Giselle

Olá pessoal, eu um dia assisti no youtube alguns espetáculos completos de ballet com a bailarina Svetlana Zakharova e o bailarino Roberto Bole, mais nunca consegui achar novamente para postá-los, mas hoje estava vendo o blog de IzabellaAquino eu achei lá um post dela que tinha justamente estes rs então os créditos desta postagem eu devo a ela u.u

Esta ai o primeiro video, o de Giselle que eu amooo




E quem vê por fora



fala que você não vai ter futuro, que é tudo muito fácil e igual, que é uma besteira, que é sonolento, chato, mas todos se sacrificam por pessoas, por amores passageiros... sinceramente eu prefiro ser apaixonada pela dança e sofrer todas as consequências que tenho que sofrer, pois sei que ela não me deixará e eu lutarei por esse sonho mesmo que me traga lágrimas, sei que no "final" tudo é gratificante.

                                                  (agora resta rezar pra que não seja nada yn')

terça-feira, 22 de maio de 2012

Os primeiros sintomas do vício


 é quando você começa a reparar na dança que é o andar das pessoas, nos saltos que elas dão a pular a poça d’água, que todos os objetos você pode usar para se alongar, que você fica triste nos dias que não ouve o piano tocar e não sente a dor de se alongar.




quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estreia do balé “Raymonda” no 30º Festival de Dança de Joinville



Cerca de 85 alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil encenam o III ato de “Raymonda”. Esse momento retrata uma grande festa, que acontece no parque do castelo de Jean de Brienne, e celebra o casamento de Jean e a protagonista Raymonda, abençoados pelo rei Andrei II. A comemoração termina com um baile húngaro em homenagem ao rei.

mais informações: www.escolabolshoi.com.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Andressa Mendonça...

Oii gente , bom dia !   Venho fazer esta postagem pois muitas pessoas tem me perguntado sobre Andressa . Se ela desistiu ,  oque houve ...
   Bom , como vocês já devem saber , ela foi para o Bolshoi e muito feliz .. Porém , ela pegou um probleminha no pé ,   não sei explicar bem , mas acho que a única solução é cirurgia , pelo que entendi  , um dos ossos do pé dela se desenvolveu demais de tanto ela esticar o pé ... A partir disso , a Andressa desistiu do Bolshoi e do Ballet .    Mas , mesmo assim não deixarei de admirá-la muito como pessoa !  Só tenho isso a dizer . Beijos

Créditos: IzabellaAquino.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grandes Talentos

Alicia Pereda Saul, natural de São Luis.
Ballet Olinda Saul




Dançar é fazer do teu corpo a história de tua alma. (Olinda Saul)