quarta-feira, 30 de maio de 2012

Svetlana Zakharova


Svetlana Zakharova nasceu em Lutsk, na Ucrânia, no dia 10 de junho de 1979. A partir dos seis anos de idade ela foi para um estúdio de dança local, onde praticava danças folclóricas e ballet. Com dez anos de idade ela entrou para a Escola Coreográfica de Kiev onde treinou com Valeria Sulegina.
Em 1995, tendo terminado seus seis anos de estudo na Escola de Kiev, Svetlana entrou na Competição Internacional de Jovens Dançarinos, em São Petersburgo. Onde ela ganhou o segundo lugar com sua performance de Princesa Florine, no Pas de Deux de Tchaikovsky e primeiro lugar com a variação de Paquita.
E então Zakharova continuou seus estudos da dança clássica na Academia Vaganova, em St. Petersburgo. Onde ela foi colocada diretamente para o último ano, se formando com Yelena Yevteyeva.
Enquanto ainda era estudante na Academia Vaganova, Svetlana dançou Shade, de La Bayadere, Masha em O Quebra-Nozes, a Rainha do Dryads em Dom Quixote, e a  Morte do Cisne no palco do Teatro Mariinsky.
Em Junho de 1996 Svetlana se formou na Academia Vaganova, dançando o Tchaikovsky Pas de Deux.
E então imediatamente se juntou ao Ballet Mariinsky. Com apenas 17 anos.
Um ano depois ela foi promovida a bailarina principal.
No Teatro Mariinsky, Svetlana foi treinada sob o olhar experiente de Olga Moiseyeva, com quem ela iria construir um relacionamento duradouro. Se preparar para todos os novos papéis Moiseyeva que se tornou a figura chave no desenvolvimento artístico de Svetlana, e a responsável pelo seu sucesso.
Svetlana foi logo se tornando a mais querida jovem bailarina do Mariinsky.
Durante as sete temporadas que ela dançou com o Mariinsky ela pode aprender a maior parte do repertório da companhia, que vão desde os papeis grandes clássicos como Giselle, Odette-Odile, Aurora, Nikiya em La Bayadere e Medora em Le Corsaire, e também ganhou os principais papeis de outras novas coreografias do Mariinsky aprovadas nestes anos, como Serenade de Balanchine, Symphony in C, Apollo entre outras.
Ela foi premiada com a Máscara de Ouro (melhor papel feminino no ballet) em 1999 por sua atuação em Serenade, de Balanchine. E em 2000 por sua interpretação de Aurora em A Bela Adormecida. Ela também recebeu indicações em 1998 por Giselle e em 2002 para Now and Then.
Svetlana participou de todos os passeios principais do Ballet Mariinsky e a partir de 1999 ela começou a atuar como bailarina convidada pelas principais academias de balé do mundo, incluindo New York City Ballet, American Ballet Theatre, Ballet Ópera de Paris, La Scala, em Milão, English National Ballet, e New National Theatre Ballet em Tóquio.
E em outubro de 2003, Svetlana começou a dançar como bailarina principal do Ballet Bolshoi, em Moscou. Onde ela está ensaiando seus papéis com Ludmilla Semenyaka, a bailarina estrela da geração anterior.
Svetlana Zakharova é uma artista homenageada e reconhecida na Rússia desde 06 de junho de 2005, e é considerada a artista do povo russo desde 21 de fevereiro de 2008.


Fonte: http://etendre.blogspot.com.br/2011/09/svetlana-zakharova.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário