quinta-feira, 28 de junho de 2012
E Mais Conquistas
Alunos da Escola Bolshoi foram selecionados para dançar no balé de Salzburgo, na Áustria Iure de Castro e Danúbia Pereira foram contratados para integrar a companhia durante um ano
Iure de Castro e Danúbia Pereira, apesar de bem jovens, já foram bem longe. Ele, paraibano, saiu de casa aos 11 anos para estudar dança clássica em Joinville. Danúbia veio logo depois, de Ibiporã, no Paraná, também para viver longe da família e investir no sonho de ser bailarina.
Os dois, agora com 19 anos e prestes a se formar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, vivem agora uma nova mudança: passarão a dançar ao lado do rio Danúbio, perto do Barackmuseum e da Universidade Mozart. Eles foram contratados pelo Balé de Salzburgo e se despedem do Brasil em agosto, quando partem para um nova aventura na Áustria.
Os alunos do Bolshoi receberam esta oportunidade quando Peter Breuer, diretor da Companhia de Ballet do Salzburg Landestheater, veio ao Brasil em busca de quatro novos integrantes para seu corpo de baile.
A passagem pelo Bolshoi garantiu três dias de aulas na escola. Além de lecionar para os formandos de dança clássica, ele também ensaiou um trecho do espetáculo "Beatles Tanzabend", deixando um pouco da coreografia criada por ele para os bailarinos da Cia. Jovem do Bolshoi.
Iure e Danúbia não esperavam que os olhos do diretor alemão chegariam a eles, apesar de terem conhecimento que Peter procurava bailarinos.
— Pensamos que, se ele levasse alguém daqui, seria da companhia. Para nós, fazer aula com ele já era uma grande experiência, porque ele é um excelente professor — conta Danúbia, que avalia o novo diretor como rigoroso, porém simpático e engraçado.
— Ele exige muito, mas deixa a turma à vontade — completa Iure.
A notícia de que haviam sido escolhidos para a companhia austríaca chegou na terça-feira, quando o diretor-geral do Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, pediu uma reunião com Iure e Danúbia. Mesmo deixando a escola no início do segundo semestre — eles viajam na segunda semana de agosto — os jovens sairão do Brasil com o diploma do Bolshoi.
— A escola sabe que ter a formação é muito importante, por isso já nos tranquilizaram em relação a isso — diz a bailarina.
Para as próximas semanas, os colegas terão novas preocupações. Além dos ensaios para a apresentação na Noite de Abertura do Festival de Dança de Joinville — eles integram o elenco de Raymonda, que terá o segundo ato protagonizado por Cecilia Kerche e Dênis Vieira — e para um espetáculo em Tocantins, eles também começam a se preparar para peças como "Romeu e Julieta", "Bolero" e "Carmem".
Elas fazem parte do repertório do Balé de Salzburgo e Iure e Danúbia chegam à Áustria preparados para começar a trabalhar: em agosto, começa a temporada de espetáculos no teatro e os brasileiros já estão escalados para um turnê pela Itália.
Além dos alunos do Bolshoi, dois bailarinos do Rio de Janeiro também foram escolhidos por Peter para o contrato de um ano em Salzburgo. Foi lá também que a ex-bailarina da Cia. Jovem, Stephanine Ricciardi, dançou durante dois anos, antes de ser contratada pelo Theater Dortmund, da Alemanha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário