quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Recadinho *-*

Oláa, recebi esses dias um recadinho lindo, que me deixou muito feliz, então farei este post à Dariana Eloiza.

"É lindo o seu Blog e o teu amor pela dança, gosto muito qdo vc coloka frases de correr atraz do que vc quer, de lutar pelos sonhos, amooooooo me ajuda muito a continuar"

- Nunca deixe que apaguem este brilho sonhador que há em você. -

Sonhe, sonhe mesmo, sem medo e sem vergonha, sonhe e acredite o seu sonho. Que hoje você admira é porque venceu e se venceu é porque um dia sonhor com isso, então sonhe bailariina.
Bailarina sonha com tutus, espetaculos, competições, pas de deux, solos, repertorios, etc.
Correr atras daquilo que mais se que na vida não tem preço, nunca desista de nada por mais dificil que seja, você conseguirá chegar onde deseja.
Lembre-se sempre que tem alguém que acredita em você, no seu potencia, então acredite você também pois nunca é tade para se realizar, acredite na estrela que brilha aí dentro de voce, deixe que todos vejam o tamanho doseu amor pela dança. Aí vai uma pequena frase que faz uma  enorme diferença para nós, que eu sei:

-EU ACREDITO EM VOCÊ!-

Beijos bailarina e até o proximo post.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Próximo Espetaculo




Karen Righetto Ballet
A emoção em forma de movimento


A escola Karen Righetto Ballet estará apresentando em Paulínia o maravilhoso espetáculo “O Quebra Nozes”

Marchando ao lado de Soldadinhos de madeira 
Dancando com as Fadas do Açucar 
Bailando a Valsa das Flores 
No meio de um Reino de Chocolate...

Assim viveremos nosso sonho de encantamento e fantasia na apresentação de 2012 da Karen Righetto Ballet - ''O QUEBRA NOZES''

Dias 12 e 13 de Setembro de 2012
No Theatro Municipal de Paulinia, às 20h


Mais informações: (019) 3241-6046 ou (019) 3294-9228

 
Sobre o ballet de repertório O Quebra Nozes visite:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

novidade galera.




 Aceitando idéias para mudar a capa do Blogger.
Tem idéia? quer a sua capa seja escolhida? é só mandar para o email: camiila.oliveira@hotmail.com.
Beijos boa sorte e obrigada.

- Video - Harlequinade.

Olá Bailarinas e bailarinos, estou com a idéia de postar pelo menos um video e uma postagem por semana, por conta de minhas aulas não estou conseguindo postar diariamente como antes, mais tentarei fazer assim e sempre que puder postarei até mais de uma vez.
Mandem suas opinioes, dicas e perguntas para falarmos aqui também.
(e-mail: camiila.oliveira@hotmail.com)

Beeeijos e nosso video de hoje é Harlequinade com a bailarina Maria Clara Coelho do BalletARRJ
 



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bolshoi Brasil incentiva a profissionalização.

Neste mês de agosto mais cinco alunos do último ano da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foram contratados por duas companhias profissionais no Rio de Janeiro e Portugal.

Os bailarinos Lucas Leite e Débora Janing, passam a integrar já nesta semana a Cia. do Teatro Municipal de Trianon, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Juntos os dois ficaram sabendo da audição via redes sociais e resolveram participar, depois de concluírem as três etapas seletivas entre aulas de clássico, contemporâneo e performances individuais, ambos foram agraciados com o contrato de um ano na nova companhia.

Com os alunos Victoria Scatena, Isaias Estevam e Thales Henrique, o processo de seleção foi via vídeo e contato por email com o diretor artístico da Cia. de Dança de Aveiro, em Portugal. Após os bailarinos procurarem por companhias, receberam boas indicações em Portugal, então os três resolveram tentar, e após alguns meses, chegou a resposta positiva, todos ganharam contrato de um ano com início em janeiro de 2013.

Só neste ano a Escola já tem doze bailarinos empregados, um resultado gratificante não só para esses jovens, mas também para todos aqueles que trabalham para o crescimento e missão da instituição, que é formar esses talentosos artistas-cidadãos completos e aptos a ingressarem no mercado de trabalho da dança, tanto em âmbito nacional como internacional.

Conheça os bailarinos contratados para a Cia de Dança de Aveiro:
Isaias Estevam da Silva, 19 anos, é natural de João Pessoa – PB. Em 2004 após participar de uma das maiores seleções feitas pela Escola Bolshoi em outro estado, ele conquistou uma das vagas para estudar balé em Joinville-SC, junto com mais nove crianças da Paraíba. Agora com quase oito anos de estudos completos, o bailarinos se orgulha de ter ido atrás e conseguido mais essa conquista, antes mesmo de concluir o último ano. “Aprendi tudo o que sei aqui na Escola Bolshoi, por isso, fico feliz de concluir os estudos e já sair com emprego garantido para o próximo ano”.

Thales Henrique de Araujo, 18 anos, também veio de João Pessoa – PB. Estava entre os dez selecionados para estudar em Joinville-SC. Quando chegou a nova cidade, confessa que não sabia direito como era dançar balé, mas ao longo dos anos foi se apaixonando pela arte da dança e a vontade de seguir carreira profissional veio à tona. “Estou muito feliz principalmente porque esse foi o primeiro lugar que participei da audição como profissional e passei, é o reconhecimento de um trabalho diário e que tem a ajuda de muitas pessoas envolvidas, professores e funcionários da Escola Bolshoi”.

Victoria Scatena, 17 anos, natural de Ubatuba-SP. Veio para Joinville em 2006, com sua mãe, para estudar na Escola Bolshoi, depois de tentar duas vezes ingressar na instituição. Na época ela entrou direto na 3ª série do curso de dança clássica, sempre com muito apoio em casa. Foi a mãe de Victoria que ajudou a ela e aos amigos, que considera como irmãos, na busca por contatos e companhias. “Fiquei feliz quando soube que nós três passamos juntos na mesma companhia, vai ser uma ótima experiência para todos e uma oportunidade de crescimento na área profissional”.

Conheça os bailarinos contratados para a Companhia do Teatro Municipal de Trianon:

Débora Janing, 18 anos, é Joinvilense. Quando tinha nove anos participou da motivação da Escola Bolshoi feita em escola públicas da cidade, por curiosidade ela foi fazer o teste e acabou passando, dando início assim, aos seus estudos na instituição. Quando estava na 7ª série, Débora resolveu parar de dançar, não sabia ao certo se era isso que queria para sua vida, mas após refletir por alguns meses, decidiu voltar e concluir o último ano. Agora está feliz por ter retornado e já empregada em uma companhia profissional. “Assim que decidi voltar foi com mais determinação ainda, agora sei que eu quero seguir a carreira de bailarina. Assim que surgiu a oportunidade eu fui atrás, estou ansiosa para começar na companhia e feliz com o resultado”.

Lucas Leite, 18 anos, nasceu em Teresina – PI. Quando tinha dez anos de idade participou da seletiva para o Bolshoi Brasil por incentivo da professora de educação física da sua escola. Após fazer o teste ele ficou entre as dez crianças aprovadas. Quando foi contar para sua mãe ela não queria deixá-lo vir, mas depois de conversar com a equipe da Escola Bolshoi e conhecer todos os benefícios e oportunidades que Lucas teria ela aceitou. “Cheguei ao Bolshoi e mal sabia o que era balé, agora estou na metade do último ano e já empregado, minha mãe está orgulhosa de mim, é uma responsabilidade, estou muito feliz por estar concluindo o projeto com meu estado com emprego garantido, é mais uma prova de que dá certo.”

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A importância da expressão facial.

Cada dança precisa ser interpretada e ter comunicação com o público. É um trabalho do bailarino para dar vida a qualquer peça coreográfica. A única maneira de fazer isso é através de verdadeira emoção, personalidade e expressão. No início de realização da formação, um bailarino se esquece de suas expressões de rosto ou a falta dela. Alguns optam por apenas um sorriso.

1- A alma de uma dança está na cara

Quando o desempenho do bailarino começa a amadurecer o bailarino aprende a usar a expressão facial como a alma da sua dança. Ele se torna o gesto que vende a dança para o público como um ator vende a sua qualidade de observadores de teatro. É a verdadeira emoção da dança que faz com que seja uma arte em primeiro lugar. A bailarina que não expressa emoção e expressão durante a dança se torna desinteressante e aborrecido.

2- Expressão chama a atenção para o bailarino

Uma das melhores ferramentas é aprender a adaptar-se facialmente a dança. Audiência nos olhos são atraídas para os intérpretes da dança que aprender a dominar a emoção e expressão dentro da coreografia definida. O clima da dança faz o público interagir com o meio da interpretação, emoção recíproca e ilusão psicológica. É o fator real de ligação entre o bailarino e o público, e um dos mais importantes.

3- Dicas de expressão no rosto

Aqui estão algumas dicas para ajudar no desenvolvimento da expressão:
  •  Primeiro, conheça bem a musica para nao se prender nas contagens
  • Deixe a letra e a melodia da música levar-te!
  •  Dar uma resposta emocional para a música.
  •  Deixe-se! Apenas permita-se sentir fisicamente uma emoção no palco.
  •  Pratique emoção e expressão facial durante os ensaios e as aulas.
  •  Não exagere!

4- O rosto define o estado de espírito da dança

Alguns bailarinos que aprende a expressar-se bem às vezes pode ir um pouco além. Em uma audição ou um juiz que vê uma bailarina exagerar para vê-los atuando, pode parecer falso. Ele realmente pode interferir com a mensagem da dança. No mundo da dança as expressões têm que ser naturais. O valor artístico de um bailarino é apresentar expressão e emoção, um bailarino torna o conceito coreografia vir a vida, dando-lhe a vida verdadeira.

5- Não exagere!

Uma expressão não pode ser imitada. Cabe à bailarina encontrar uma verdadeira conexão com a peça. Que cada emoção facial retratada, é uma verdade da natureza. Com a prática e a coragem, a expressão facial impulsionará uma bailarina para o próximo nível e para o sucesso!




BALLET DE REPERTORIO GISELLE




BALLET DE REPERTORIO GISELLE





O SEGREDO DO LAGO -STUDIO FBALUNOS DA ETBB

Nunca desista dos seu sonhos.

Os sonhos que nos movem a cada dia mais.
-Miia Oliveira-

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


 Olá Galera, hoje vou falar sobre os “famosos” calçados Croc’s
Booom, como percebemos a moda dele já passou, mais, porém muitas bailarinas e ginastas inclusive adotaram como um calçado habitual, por sua facilidade, ele esteticamente não é bonito mais é gostoso de usá-lo, é prático e da pra ir aos ensaios e apresentações bem à vontade.
É por esses motivos que o Ballet e os Croc’s se familiarizaram é só tirar o Croc’s e dançar.
Beeeijos galera e até o proximo post <3>


Alunas do Studio de dança FB

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fragmentos de dança



A segunda fase das inscrições da mostra de dança "Fragmentos de Dança" Despertando Talentos vai até dia 15 de agosto.
A proposta deste evento são as crianças e adolescentes, estreantes ou mais experientes, despertando o gosto pela arte e pela prática da técnica , seja somente por prazer ou também para uma profissão futura.
Para os professores e coreógrafos é a oportunidade de ter uma opinião de grandes profissionais que estarão lá para incentivar e ajudar no crescimento do seu trabalho.
Então... peça o seu regulamento e não perca a oportunidade de comemorar o dia da bailarina da melhor forma: num PALCO!

GALA CLASSICA INTERNACIONAL


No Cartaz:

Quinta feira (23/08/12) - Workshops gratuitos com duração de 1h30, em quatro periodos: 9h30 as 11h (Para nivel técnico 4), 11h30 as 13h (Para nivel técnico 3), das 14h as 15h30 (Para nivel técnico 2) e das 16h as 17h30 (Para nivel técnico 1).

Sexta-feira (24/08/12) - Audição para a Escola e Cia Jovem do Bolshoi Brasil, dirigida exclusivamente para os 150 bailarinos de 12 à 18 anos selecionados para participar da gala clássica.

Sábado (25/08/12 às 20h) - Gala/ Apresentação de 15 estudantes selecionados interagindo com bailarinos internacionais.

Domingo (26/08/12 às 16h) - Ballet completo Coppelia

PAULINIA 23 A 26 DE AGOSTO/ 2012



A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi convidada pelo projeto de dança da ABADS - Associação Bahiana de Dança e Ballet Styllo Corpo para realizar uma pré-indicação com crianças e jovens de oito regiões da Bahia: Valença, Camamu, Ituberá, Nazaré das Farinhas, Morro de São Paulo, Gamboa-Cairu, Santo Amaro e Igrapiuna.

A pré-indicação acontece na cidade de Valença-BA, nos dias 10 e 11 de agosto, realizada pelo bailarino e professor formado pela Escola Bolshoi, Cosme Gregory, e a Coordenadora de Apoio Educacional, Mariléia Cani. São cerca de 200 participantes que passam pelo processo de avaliação.

Os profissionais da Escola terão a missão de selecionar crianças entre 9 a 12 anos, que não precisam ter conhecimento em dança, e jovens entre 12 e 18 anos, com conhecimento em dança. Ao final os participantes indicados vão para Joinville/SC, na sede da Escola Bolshoi, realizar no mês de outubro, o processo seletivo anual com candidatos de todo o Brasil.

Para viabilizar essa ação, os moradores de Valença se programaram para abrigar diversas crianças e jovens que são das outras sete cidades, possibilitando assim, a realização do projeto e uma oportunidade única a esses jovens. Um verdadeiro exemplo de cidadania e incentivo à cultura do país.

Mais novidades



No início do mês de junho a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil recebeu a visita de Peter Breuer, diretor do Ballet da Salzburg Landestheater, na Áustria.

A visita de Peter rendeu inicialmente duas contratações para a paranaense Danúbia Pereira, e o paraibano Iure de Castro, ambos alunos da última série da instituição. Agora foi a vez da bailarina da Cia. Jovem, formada pela Escola Bolshoi em 2011, Naiara de Matos, que recebeu o convite de Peter, no final de julho.

Durante os dias em que o diretor passou pela instituição, ele destacou a boa estrutura da Escola Bolshoi e revelou que os bailarinos brasileiros são muito fortes, com boa energia e talentosos. Características que o fez preencher as vagas que tinha para a companhia inicialmente e depois, por ter se encantado também pelo talento de Naiara, retornou o contato com o Diretor Geral da Escola Bolshoi, Pavel Kazarian, e fechou mais um contrato.

A bailarina teve que correr atrás para organizar sua viagem o mais rápido possível, se despedir dos amigos e familiares. Agora com patrocínio garantido para as despesas de passagem ela já embarca no dia 14 de agosto rumo à Áustria. “Foi tudo muito rápido, eu não estava esperando, quando recebi a notícia da contratação para a Áustria fiquei feliz e ao mesmo tempo apreensiva, com medo da mudança, ainda mais que tive pouco tempo de preparar tudo, mas aos poucos a ficha vai caindo, estou confiante que vai ser uma experiência muito boa para minha carreira, uma porta que se abre para novas oportunidades".

Naiara Silva de Matos, 18 anos, nasceu em Salvador-BA, em 2007 se mudou para Joinville e deu inicio aos estudos no Bolshoi Brasil. Desde que tinha três anos de idade ela precisou dançar, nasceu prematura e para ajudar na coordenação motora ingressou no balé. Quem diria que essa recomendação médica se tornaria a profissão dessa jovem bailarina. “A dança mudou minha vida, me deu força e o Bolshoi me ajudou mais ainda".

quinta-feira, 9 de agosto de 2012



Amigos e Amigas: O Instituto SER tem a honra de compartilhar o Espetáculo Artístico Inclusivo.
Ingressos:
Promocionais na secretaria do Instituto SER
R$ 20,00 até dia 30 de Agosto
Na bilheteria do Theatro Municipal de Paulínia
Estudante: R$ 20,00 | Inteira: R$ 40,00
Informações: (19) 3272-2520 ou (19) 3272-0383


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Notícias.

Ontem dia 02 de agosto de 2012, estava assistindo TV de madrugada e de repente, aparece no jornal uma entrevista com a Ana Botafogo, ela disse que estava se despedindo dos palcos como personagens de grandes ballets como Giselle, O lago etc.
Diz ela, que já pensava isso a anos e esperava uma boa fase pra que isso acontecesse por isso hoje não foi tão dificil a decisão, e também disse que não é uma despedida TOTAL, ela continuará sendo a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio e que continuara dançando mais não se apresentara mais em repertórios, ela tera apenas tres apresentações agora nestes meses que serao as ultimas oportunidades pra quem aprecia o trabalho dela, poder ve-la.
Bom pessoal, é isso aí... ficamos agora somente com os videos dela no youtube. Beeijos e até o proximo post



Giselle no TMRJ

Ana Botafogo


 A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés!
Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ano que ingressou na importante companhia de dança brasileira após ser aprovada num concurso público, é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes.


Apesar de nunca ter imaginado que sua estrela brilharia tanto, Ana afirma que a dança sempre foi a coisa mais importante em sua vida. Sua seriedade e comprometimento com a profissão a levaram a superar todo o tipo de obstáculos. Com seu carisma, a bailarina contagia seu público e inspira jovens bailarinas do país inteiro quando enche o palco com sua dança e magia.
Iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra).


Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.
De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.
Em 1995, na qualidade de ''étoille'' convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil.


Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália). Entre seus partners internacionais estão os mais expressivos nomes da dança mundial como Fernando Bujones, Julio Bocca, David Wall, Desmond Kelly, Cyril Athanassof, Alexander Godunov, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Lazaro Carreño, Tetsuya Kumakawa, Yuri Klevtsov, José Manuel Carreño e Slawomir Wozniak.


Mas suas sapatilhas conquistaram muito mais que calorosos aplausos ao redor do Brasil e do mundo. A bailarina foi presenteada pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio Comissão Fulbright e do Governo da Inglaterra, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.


Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pra quem estava curiosa (o)

Divulgarei aqui os Temas de fim de ano das escolas em que participo:

Em uma delas será sobre "Alice no país da maravilhas" e "Rosália"

 


E nas outras duas, que farão juntos um Espetaculo apenas, será "A HISTÓRIA DA DANÇA"

BOM ENSAIO A TODAS E TODOS!