segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Conquista \o/

 
 
CLASSIFICAMOS NO PASSO DE ARTE INTERNACIONAL 2013! :)
Estou mto feliz pela classificação dos solos de Repertório Esmeralda e Paysant.
Queria agradecer aos alunos Rebeca, Rafael, Marina, Patrick, Vitória e Beatriz  pela dedicação para seletiva realizada no 8º Festival Dança Ourinhos neste feriado (15-11-12)
- Tia Priscila Spinola -


Sempre tive certeza que estávamos no caminho certo....A luta é grande temos que ser insistentes e humildes.....Pois é errando que se aprende, é através de criticas e comentários que crescemos.....ESTOU MUITO FELIZ POR ESSA VITÓRIA...PRÓXIMA CONCURSO PASSO DE ARTE INTERNACIONAL 2013, que venha para nós aprendermos...e se Deus quiser voaremos longe com essa criançada esforçada...PARABÉNS A TODOS ALUNOS QUE SE DEDICARAM E SE DEDICAM.......AMO TODOS VCSSSS.......
OBRIGADA DONA TOSHIE KOBAYASHI pelos conselhos e por acreditar em nosso trabalho
- Tia Natália Helena -

Não percam, ainda HOJE!

 
 
Um Grande nome da dança Mundial Hoje estará dando entrevista no PROGRAMA DO JÔ, REDE GLOBO! NÃO PERCAM ...
Tatiana Hélène Leskova (Tatiana Yourievna Medem Leskov) (Paris, 6 de dezembro de 1922) é uma bailarina de origem russa naturalizada brasileira.

É bisneta do escritor russo Nikolai Leskov. Seus pais, Georges Leskov e Hélène Medem, russos descendentes da aristocracia imperial, fogem para Paris...
após a Revolução de 1917. Tem suas primeiras aulas de balé com a também exilada bailarina russa Lubov Egorova, que havia tido papel de destaque no Balé Imperial Russo, no Teatro Mariinsky.

Aos treze anos já fazia parte da Opéra Comique de Paris, passando depois pela Comédie-Française até chegar, aos 16 anos, ao Original Ballet Russe do Coronel de Basil, em Londres. Já na primeira temporada com a companhia, em Londres, Leskova passou a conviver com nomes históricos do balé e das artes em geral, como Michel Fokine, Bronislava Nijinska, Miró, Pablo Picasso e até Rachmaninov. Nos Estados Unidos, fez a estréia, sob a regência de Stravinsky, de Balustrade, de Balanchine, de quem foi amiga pelo resto da vida.

Fugindo da guerra, a companhia aportou na América do Sul, de onde Leskova jamais saiu. O primeiro encontro com o homem da sua vida, Luís Honold Reis - um aristocrata brasileiro - aconteceu em Buenos Aires. Mas foi no Rio, em 1944, que o romance de 40 anos de duração teria seu início, apesar da pouca idade de Leskova (21 anos) e do estado civil de Luís, que era casado (e foi até morrer) com a francesa Giselle Zucco. Apaixonada, Leskova não hesitou em trocar o posto de destaque no Original Ballet Russe por um show no Golden Room do Copacabana Palace.

A partir de então, Leskova esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio, companhia clássica mais antiga do Brasil - por três vezes: a primeira em 1950, aos 27 anos, estendeu-se até 1964. Sendo coreógrafa de gênio e dotada de grande conhecimentos em artes plásticas, Leskova criou em 1960 uma coreografia, "Le foyer de la Danse" com música de Prokofiev, a Sinfonia Clássica, tendo como tema as pinturas a pastel do pintor, desenhista e escultor impressionista francês, Edgard Degas. Nesta coreografia com delicados toques de pantomima, a Leskova reeditou a obra de Degas num palco ambientado como aula de ballet do fim do século XIX, recriando os figurinos, a cor e luz típicas da linguagem de Degas. O resultado desta concepção de Tatiana Leskova foi um espetáculo de certa forma "moderno" em sua visão analítica da obra de Degas. Foi sem dúvida sua principal contribuição na área de coreografia. Foi bem sucedida em outras criações, teve desempenhos memoráveis durante este tempo, tendo se afastado algumas vêzes do Theatro Municipal. Depois esteve por lá em 1970, 1980, 1987 e 1990, numa trajetória de amor e ódio, inconstante mas exitosa. Leskova transformou o Municipal num verdadeiro grupo profissional, com direito a temporadas de apresentações quase diárias, estrelas internacionais no cast e coreógrafos de projeção mundial. Seu temperamento severo e habilidades didádicas tornaram-se referência na preparação de bailarinos, formando, em sua academia em Copacabana, centenas e mais centenas de profissionais até 2002, quando a crise a obrigou a fechar o estúdio. Nesta época, paralelamente, Leskova firma-se como remontadora oficial de balés de Leonide Massine, realizando trabalhos na Inglaterra, onde foi premiada, Estados Unidos, França (na Ópera de Paris, convidada por Nureyev) e Países Baixos. Hoje vive no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema.

Fonte: Face "Só Bailarinos por Renato Bezerra"

domingo, 11 de novembro de 2012

Aikido e sinceridade

Bom pessoal, estou postando esse texto aqui que peguei do face do meu irmão, ele é um pouco longo mais vale a pena ler, ele está com o termo Aikido pois é uma luta que meu irmão treina, mas a idéia do que está escrito serve também dentro do ballet.

 Na prática do AIKIDO percebemos uma evolução cíclica no desenvolvimento grupal e no engrandecimento pessoal. A Percepção do linear e o objetivo a ser alcançado e a idéia do “término da jornada” ao obter uma determinada graduação, vão cedendo lugar para algo muito mais engrandecedor, ou seja, “viver o momento da jornada”.

Cada momento é único e não se repete. O praticante dev...
e procurar ter a sensibilidade de buscar naquele momento a inspiração para os momentos seguintes sem desprender a sua mente para o futuro ou para o passado, viver o momento é buscar nele o seu engrandecimento pessoal.

A natureza nos mostra com sabedoria que tudo gira em torno de ciclos, o passar das estações, o ciclo natural humano do nascimento até sua morte, o universo em si organizado em sua forma elipsoidal e infinita. A sabedoria nasce em perceber que ao participar de determinados ciclos: familiares, coorporativos, acadêmicos etc. Eventos irão se repetir, porém de uma maneira singular ao passado. Nosso dia-a-dia também é estruturado em ciclos, desde o momento que acordamos, iniciamos as nossas tarefas e retornamos ao nosso lar. Desde o passar da semana, do mês, do ano e, por fim, da sua vida.

A única constante nesse procedimento somos nós mesmos, porém, ser constante em um ciclo evolucional não é benéfico, “uma árvore que se mantém fixa em uma tempestade certamente ira tombar, com sabedoria o bambu curva-se diante da tempestade e ao final da mesma retorna ao seu lugar de origem”. Um dia nunca é igual ao outro; um mês nunca é igual ao outro; mesmo após 1 ano de passagem, aquele dia ou mês nunca vai ser o mesmo, o sentimento de mesmice, monotonia está simplesmente interligado à falta de sensibilidade em perceber o que acontece ao seu redor e ao desenvolvimento interior estagnado.

A intenção não é comentar a falta de sensibilidade ou o desenvolvimento interior interrompido, isso seria uma outra pauta.

O AIKIDO na sua vida não seria uma exceção a tudo o que foi dito anteriormente. O AIKIDO é uma prática que nasceu da existência do Fundador, ou seja, um ciclo de vida que se foi e nos deixou algo de presente. O saber do criador do AIKIDO foi de tamanha evolução que o benefício da prática é perceptível desde o primeiro dia de treino. Fugindo assim do dogma que, somente após muito tempo de prática, você sentirá o bem estar de estar inserido em algo grandioso. Pensar assim seria muito pouco para o AIKIDO.

Assim sendo, organizamo-nos em ciclos de aprendizado que marcam a evolução técnica dos praticantes, ou seja, os Kyus. A cada kyu nos é dado de presente um saber, temos aí oportunidade de crescer como pessoa, seja a priori através do seu corpo, da sua mente ou do seu espírito. Pois são esses três pilares que irão lhe levar a prática do AIKIDO.

Cada ciclo aparentemente é repetido, porém nunca da mesma forma. O ensinamento é outro e o momento é outro. Voltamos aqui à questão de ser constante. O praticante que achar que os ciclos iniciais que vivenciou foram iguais e que os próximos serão idênticos aos anteriores, assim como não procurou deles estabelecer um link de saber com sua própria vida e com seu próprio treinamento e, principalmente, com o grupo com o qual interage, certamente será uma árvore que irá se romper na primeira tempestade.

Por isso o primeiro sentimento que sedimenta o seu caminho no AIKIDO é a SINCERIDADE. Sinceridade com relação ao que você deseja na prática diária; sinceridade para com o grupo; o seu desejo nunca pode ser superior ao grupo, pois o grupo são as folhas que irão lhe proteger da chuva. Sinceridade com a pessoa que lhe ensina, pois é ela quem lhe guiará durante todo o caminho e estará com você seja na chuva ou no sol, e durante todas as estações da sua vida.

Não sendo sincero, o único exclusivamente afetado nesse ciclo de vida será você. Da sinceridade nasce o RESPEITO. O respeito que o grupo tem para com você, o respeito que o seu Sensei tem para com o seu desejo e, sem sinceridade, você nunca será respeitado.

Assim o grupo estará coeso sendo fiel ao desejo natural de sempre evoluir, respeitando cada praticante, polindo o espírito em cada encontro e a cada gota de suor ou de lágrima em prol do bem estar de todos. Então o grupo alcançará o reflexo do que é natural: os praticantes não serão constantes e adquirirão o saber de cada momento transmitido até se tornarem a própria extensão da natureza.

O AIKIDO se faz com o coração sincero (MAKOTO) e com o sentimento de respeito pelos que vieram primeiro e nos dão a honra de compartilhar conosco o seu saber.

Josemar Dias
Instituto Makoto de Aikido

sábado, 10 de novembro de 2012

Como evitar a perda de músculo no processo de treinamento

Ao acordarmos, retiramos o nosso organismo de um estado de descanso para um estado ativo. A partir deste momento, se não fizermos um aporte nutricional, inevitavelmente começamos a utilizar o músculo como fonte de energia, ou seja, iniciamos o processo de quebra muscular.
Isto significa perda de desempenho, tudo que um atleta cênico não precisa.

A grande chave para tentar manter um balanço energético positivo, a fim de continuar maximizando a queima de gordura e a manutenção muscular, passa por alguns pontos primordiais:

1. Efetuar refeições de três em três horas, tentando utilizar em todas, alimentos protéicos;
2. Não cortar a gordura boa, mas também não comer em excesso;
3. Cortar definitivamente de sua vida as frituras, refrigerantes e guloseimas em geral;
4. Não ingerir carboidratos à noite;
5. Antes de dormir, se alimentar com uma proteína de rápida absorção;
6. Dormir bem, pelo menos 8 horas por noite;
7. Não ingerir cafeína após as 19h;
8. Nunca fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias tóxicas;

* A grande dica é a de sempre: COMER BEM- TREINAR MUITO - DESCANÇAR BASTANTE.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


bailarinos do Bolshoi Brasil fazem apresentação na Rússia

Neste domingo (28), os bailairinos Diego da Cunha e Karine de Matos, da Cia Jovem Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, partem em uma turnê internacional por 23 cidades da Rússia. O espetáculo 'Virtuosos of World Ballet' reúne um grupo de dez bailarinos de diferentes companhias do mundo de países como Austrália, Argentina, EUA, Brasil, África do Sul, Cazaquistão e Rússia.
Karine e Diego, que dançam juntos há 3 anos, foram escolhidos pelo empresário e bailarino russo, Ruslan Nurtdinov, após seleção por meio de vídeos com coreografias. No repertório da turnê, Karine e Diego, apresentam o Grand Pas de Deux 'Diana e Acteon', 'Valsa Moszkowski' e 'Talismã'. Além disso, Diego mostra a dança a caráter 'Gopak'.
Além destas obras, os bailarinos vão ensaiar e realizar coreografias com os outros artistas participantes do evento. A turnê inicia na cidade de Tomsk e vai cobrir as maiores cidades da Rússia entre 1º e 30 de novembro de 2012

Aconteceu em outubro.

Ocorreu em Campina Grande uma audição da Escola do Teatro Bolhoi no Brasil.
Anahi Poty e Vitória Nunes foram aprovadas com Bolsa e Ana Beatriz Diniz, Carla Santos e Tainá Freitas que foram Pré-Indicadas para a Seleção de Outubro em Joinville.
Anna Beatriz Diniz e Carla Cristina Santos foram em outubro na audição que aconteceu no próprio Bolshoi e ganharam Bolsa para estudar lá a partir de 2013!
 

PARABÉNS A TODAS E PRINCIPALMENTE A FERNANDA BARRETO PELO MARAVILHOSO TRABALHO
 

Audição para a São Paulo Companhia de Dança.

 

 
MERDA à todos que forem prestar essa audição.


 
INFORMAÇÕES : (83) 3058-2039
DIAS: 15 e 16 de dezembro ás 19:50h

Aniversário.

Bom galera, não tenho postado à dois meses por conta de uns problemas técnicos (desculpem-me).
Maaaaaaaaaaas não vim falar disso u.u
Hoje eu vim falar sobre um assunto muito importante, aniversário do blogger \o/
4 Anos, à 4anos tentando mostrar aqui um pouco sobre o mundo da dança, o que ela significa pra mim e para muitas outras pessoas que também a amam.
Eu só tenho a agradecer a todos que de uma maneira ou de outra me ajudaram aqui.
Aaaaaaaah! e tem mais, para comemorar, bora lá postar um pouco.
(postarei aqui alguns dos assuntos que ocorreram nesses dois meses que não consegui conectar-me e depois as novidades)
Beijooos Bailarinas.