O método cubano combina uma proposta que mistura o melhor da Escola Russa (Vaganova) e adiciona características próprias do temperamento e do biotipo dos bailarinos latino-americanos.
Suas aulas são bem expansivas e trabalham muito com allegros, batteries e giros. Bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e grande força. Hoje os cubanos ocupam vagas de primeiros bailarinos nas principais companhias do mundo.
O Método Cubano de Ballet Clássico é considerado o mais adequado às condições físicas, à musicalidade e à expressão corporal latinas.
O Ballet Nacional de Cuba ocupa hoje a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais.
A escola cubana foi desenvolvida a partir da grande influência que os russos exerceram em seu país, e na experiência pessoal de Alicia Alonso, sua figura mais mítica, nos Estados Unidos como figura principal do American Ballet Theatre. Alonso e uma equipe de mestres da dança, respeitando as características biofísicas do povo cubano, se impuseram ao mundo pela excelência dos bailarinos que produziram em pouco tempo.
O método cubano foi desenvolvido por Alicia Alonso em parceria com professores e coreógrafos do país, que aliaram o que as escolas russa, francesa, inglesa e italiana tinham de melhor. O foco era manter o tradicionalismo da dança clássica e fazer adaptações para o físico dos bailarinos latinos. O resultado é hoje difundido mundialmente, inclusive no Brasil, onde há alguns, embora poucos, professores e escolas especializados neste ensino.
"Definir a escola cubana é algo complexo para poucas palavras. Há uma maneira especial de assumir a música, a flexibilidade, o sentido de equilíbrio"
Parabéns por divulgar cultura!
ResponderExcluirBeijos, bailarina!!