quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Documentário





Sei que disse que não iria postar mais esse ano, mas não aguentei rs
Espero que gostem


(Only When I Dance, 2009)
• Direção: Beadie Finzi
• Roteiro: Giorgia Lo Savio (ideia), Christina Daniels (ideia)
• Gênero: Documentário
• Origem: Brasil/Reino Unido
• Duração: 78 minutos
• Tipo: Longa-metragem
• Sinopse: Os adolescentes Irlan e Isabela encaram um momento decisivo para a realização de seu grande sonho: dançar balé profissionalmente. Além das longas horas de treino diário no prestigioso Centro de Dança Rio, onde ganharam uma bolsa, os dois precisam superar a barreira econômica e social que os separa dos demais. Irlan mora numa favela no Complexo do Alemão e luta para conseguir terminar a escola. Já Isabela, habitante do subúrbio carioca, é negra e enfrenta o preconceito até de sua instrutora. Para estes dois talentosos jovens, sair do país é a única esperança de um futuro brilhante.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Que venha 2013 \o/

Postando hoje pois acredito que não postarei mais este ano haha.

Então aproveitar e deixar meus sinceros desejos a todos e todas, primeiramente muiiito obrigada a todos que visitaram o blog, todos os seguidores e colaboradores.

Desejo a todos um feliz 2013, que este ano venha cheio de surpresas maravilhosas pra todos nós, um ano que com certeza Deus já está abençoando e cuidando de seus minimos detalhes, que seja ano de alegrias, de muita vitória, que sonhos se realizem, que sonhos venham a nascer, que nossas forças sejam renovadas, que os que estavam desanimados se levantes novamente, que nós venhamos não somente iniciar o ano mais também finaliza-lo com muita alegria e muita garra e força de vontade que nossas danças sejam mais belas, nossos espetaculos mais maravilhos ainda, nosso amor pela dança maior a cada dia e que nosso foco seja acima de tudo DEUS, que Ele nos abençoe com muita saude, paz, alegria, e tudo que há de melhor.

Que Deus abençoe à todos e um Feliz Ano Novo!
 
 

domingo, 23 de dezembro de 2012

- Agora a pouco passou documentário sobre o Theatro Municipal de São Paulo na TVCultura as 15h <3 -="-" br="br">

sábado, 22 de dezembro de 2012

Maratona Relâmpago - Biografia de Ana Botafogo



O que é "Maratona Relâmpago"?
- Calma que é coisa boa :D

Maratona Relâmpago foi apenas uma idéia, elas apareceram em horários e dias indeterminados, será falado nesse tema a biografia de uma bailarina ou alguma curiosidade sobre ela.
Decidi iniciar com a Bailarina Ana Botafogo, quem tiver alguma idéia posta nos comentários abaixo, espero que gostem. Beijos bailarinas (os)





A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés



Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ano que ingressou na importante companhia de dança brasileira após ser aprovada num concurso público, é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes. Apesar de nunca ter imaginado que sua estrela brilharia tanto, Ana afirma que a dança sempre foi a coisa mais importante em sua vida. Sua seriedade e comprometimento com a profissão a levaram a superar todo o tipo de obstáculos. Com seu carisma, a bailarina contagia seu público e inspira jovens bailarinas do país inteiro quando enche o palco com sua dança e magia.



Ana Botafogo iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra).



Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.



De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.



Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.



Em 1995, na qualidade de ''étoille'' convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil.



Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre outras.



Entre seus partners internacionais estão os mais expressivos nomes da dança mundial como Fernando Bujones, Julio Bocca, David Wall, Desmond Kelly, Cyril Athanassof, Alexander Godunov, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Lazaro Carreño, Tetsuya Kumakawa, Yuri Klevtsov, José Manuel Carreño e Slawomir Wozniak.



Mas suas sapatilhas conquistaram muito mais que calorosos aplausos ao redor do Brasil e do mundo. A bailarina foi presenteada pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio Comissão Fulbright e do Governo da Inglaterra, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.



Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"Só se pode dançar bem quando se acompanha o ritmo da música, sem se demorar demais no passo anterior ou antecipar o seguinte, sempre se equilibrando no passo presente. É o equilíbrio perfeito no compasso que torna a dança natural, atemporal e eterna."
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Tatiana Leskova comemora 90 aninhos no dia 06 de Dezembro de 2012.
Lançamento do filme sobre a estrela da dança Tatiana Leskova, amanhã, dia 20/12, no Rio de Janeiro.

Recado

Olá bailarinos e bailarinas se você me segue à tempo aqui no blogger Space Dance sabe que ele existe desde 09 de Novembro de 2009 e nunca foi alterado, mas eu estava pensando e resolvi iniciar o ano de 2013 com ele renovado, eu queria mudar ele totalmente.. o e-mail, o nome, URL e o jeito então eu cheguei a fazer outro blogger pra melhorar mais não vou levá-lo adiante pois tenho dó desse que tenho a tanto tempo, então eu mudei o e-mail central, o modelo e o nome, queria colocar "menu" mas eu ficaria maluquinha para tentar arrumar as postagens antigas e também como já sabem eu não gosto de me "limitar" com temas especificos rs
Então galera sejam bem vindas (os) ao An Sweet Ballerine (antigo Space Dance), agora todo verde *--*

Beeeijos bailarinas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dever de Sonhar

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa

Pedido de desculpas

Olá bailarinos e bailarinas desculpem-me a falta de postagens
 nos ultimos meses, acontece que com os ensaios gerais e espetáculos
 quase não entrei na Internet, embora eu tenha até tentado postar aqui
algumas novidades, não foi a mesma coisa pois foi meio que por
 cima, mais agora eu estou de volta \o/
Vamos lá ver o que acontecerá nessas férias no mundo da dança <3 p="p">

O que é breu?


 Breu é uma resina feita a partir de uma goma retirada do pinheiro. Pode ter várias utilidades, mas no Ballet é utilizado nas sapatilhas para não escorregar. O Breu tem a aparência de pedras amareladas, é fácil de quebrar, e depois de quebradas viram um pó branco.
Como se utiliza o Breu?
Geralmente uma pedra de Breu é colocada numa caixa no canto da sala de Ballet. Se a pedra estiver... inteira, basta pisar nela para que se quebre e se esfarele no pó branco. Para que a bailarina escorregue menos na sala ou palco, basta pisar com a sapatilha nesse pó com a ponta do pé e o calcanhar. se estiver usando sapatilha de ponta não esqueça de pisar no breu com a ponta do pé também. Não precisa de muito breu para conseguir aderência, um pouquinho do pó já irá evitar que se escorregue.

Onde comprar: Em lojas especializadas de artigos de dança/ballet ou lojas de produtos químicos. Guarde em embalagem fechada, saco plástico ou pote.


sábado, 1 de dezembro de 2012

Herança de bailarina


  Por Flávia Fontes Oliveira
 
Por vezes, não há como escapar de nossa herança – seja ela qual for. Alicia Pereda Saul, maranhense, doze anos, é filha do bailarino cubano Jose Pereda e de Olinda Saul, bailarina, fundadora e diretora do Ballet Olinda Saul, em São Luís, Maranhão. "Não me lembro de mim sem fazer balé", diz ela que, segundo a família, começou a frequentar salas de aula no primeiro ano de vida. Tem se destacado pela potência e disposição ao trabalho.

Além do desejo, herdou também as proporções físicas privilegiadas para o balé clássico, longos braços e pernas, pés desenhados, além de ser esguia. Como toda bailarina, sabe que o tempo é curto e pretende agora aproveitar sua cidadania cubana para estudar por lá, "quem sabe dançar no Ballet Nacional de Cuba", ela diz. Seu sonho? Dançar no American Ballet Theater, em Nova York, onde outro brasileiro, Marcelo Gomes, hoje brilha. Ainda falta um bom trecho de estudo, dedicação e perseverança para que o sonho se concretize, mas, para a sorte da dança, Alicia não escapou de sua herança
Hoje Alicia dança na Cia Brasileira de Ballet e mora no RJ.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Conquista \o/

 
 
CLASSIFICAMOS NO PASSO DE ARTE INTERNACIONAL 2013! :)
Estou mto feliz pela classificação dos solos de Repertório Esmeralda e Paysant.
Queria agradecer aos alunos Rebeca, Rafael, Marina, Patrick, Vitória e Beatriz  pela dedicação para seletiva realizada no 8º Festival Dança Ourinhos neste feriado (15-11-12)
- Tia Priscila Spinola -


Sempre tive certeza que estávamos no caminho certo....A luta é grande temos que ser insistentes e humildes.....Pois é errando que se aprende, é através de criticas e comentários que crescemos.....ESTOU MUITO FELIZ POR ESSA VITÓRIA...PRÓXIMA CONCURSO PASSO DE ARTE INTERNACIONAL 2013, que venha para nós aprendermos...e se Deus quiser voaremos longe com essa criançada esforçada...PARABÉNS A TODOS ALUNOS QUE SE DEDICARAM E SE DEDICAM.......AMO TODOS VCSSSS.......
OBRIGADA DONA TOSHIE KOBAYASHI pelos conselhos e por acreditar em nosso trabalho
- Tia Natália Helena -

Não percam, ainda HOJE!

 
 
Um Grande nome da dança Mundial Hoje estará dando entrevista no PROGRAMA DO JÔ, REDE GLOBO! NÃO PERCAM ...
Tatiana Hélène Leskova (Tatiana Yourievna Medem Leskov) (Paris, 6 de dezembro de 1922) é uma bailarina de origem russa naturalizada brasileira.

É bisneta do escritor russo Nikolai Leskov. Seus pais, Georges Leskov e Hélène Medem, russos descendentes da aristocracia imperial, fogem para Paris...
após a Revolução de 1917. Tem suas primeiras aulas de balé com a também exilada bailarina russa Lubov Egorova, que havia tido papel de destaque no Balé Imperial Russo, no Teatro Mariinsky.

Aos treze anos já fazia parte da Opéra Comique de Paris, passando depois pela Comédie-Française até chegar, aos 16 anos, ao Original Ballet Russe do Coronel de Basil, em Londres. Já na primeira temporada com a companhia, em Londres, Leskova passou a conviver com nomes históricos do balé e das artes em geral, como Michel Fokine, Bronislava Nijinska, Miró, Pablo Picasso e até Rachmaninov. Nos Estados Unidos, fez a estréia, sob a regência de Stravinsky, de Balustrade, de Balanchine, de quem foi amiga pelo resto da vida.

Fugindo da guerra, a companhia aportou na América do Sul, de onde Leskova jamais saiu. O primeiro encontro com o homem da sua vida, Luís Honold Reis - um aristocrata brasileiro - aconteceu em Buenos Aires. Mas foi no Rio, em 1944, que o romance de 40 anos de duração teria seu início, apesar da pouca idade de Leskova (21 anos) e do estado civil de Luís, que era casado (e foi até morrer) com a francesa Giselle Zucco. Apaixonada, Leskova não hesitou em trocar o posto de destaque no Original Ballet Russe por um show no Golden Room do Copacabana Palace.

A partir de então, Leskova esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio, companhia clássica mais antiga do Brasil - por três vezes: a primeira em 1950, aos 27 anos, estendeu-se até 1964. Sendo coreógrafa de gênio e dotada de grande conhecimentos em artes plásticas, Leskova criou em 1960 uma coreografia, "Le foyer de la Danse" com música de Prokofiev, a Sinfonia Clássica, tendo como tema as pinturas a pastel do pintor, desenhista e escultor impressionista francês, Edgard Degas. Nesta coreografia com delicados toques de pantomima, a Leskova reeditou a obra de Degas num palco ambientado como aula de ballet do fim do século XIX, recriando os figurinos, a cor e luz típicas da linguagem de Degas. O resultado desta concepção de Tatiana Leskova foi um espetáculo de certa forma "moderno" em sua visão analítica da obra de Degas. Foi sem dúvida sua principal contribuição na área de coreografia. Foi bem sucedida em outras criações, teve desempenhos memoráveis durante este tempo, tendo se afastado algumas vêzes do Theatro Municipal. Depois esteve por lá em 1970, 1980, 1987 e 1990, numa trajetória de amor e ódio, inconstante mas exitosa. Leskova transformou o Municipal num verdadeiro grupo profissional, com direito a temporadas de apresentações quase diárias, estrelas internacionais no cast e coreógrafos de projeção mundial. Seu temperamento severo e habilidades didádicas tornaram-se referência na preparação de bailarinos, formando, em sua academia em Copacabana, centenas e mais centenas de profissionais até 2002, quando a crise a obrigou a fechar o estúdio. Nesta época, paralelamente, Leskova firma-se como remontadora oficial de balés de Leonide Massine, realizando trabalhos na Inglaterra, onde foi premiada, Estados Unidos, França (na Ópera de Paris, convidada por Nureyev) e Países Baixos. Hoje vive no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema.

Fonte: Face "Só Bailarinos por Renato Bezerra"

domingo, 11 de novembro de 2012

Aikido e sinceridade

Bom pessoal, estou postando esse texto aqui que peguei do face do meu irmão, ele é um pouco longo mais vale a pena ler, ele está com o termo Aikido pois é uma luta que meu irmão treina, mas a idéia do que está escrito serve também dentro do ballet.

 Na prática do AIKIDO percebemos uma evolução cíclica no desenvolvimento grupal e no engrandecimento pessoal. A Percepção do linear e o objetivo a ser alcançado e a idéia do “término da jornada” ao obter uma determinada graduação, vão cedendo lugar para algo muito mais engrandecedor, ou seja, “viver o momento da jornada”.

Cada momento é único e não se repete. O praticante dev...
e procurar ter a sensibilidade de buscar naquele momento a inspiração para os momentos seguintes sem desprender a sua mente para o futuro ou para o passado, viver o momento é buscar nele o seu engrandecimento pessoal.

A natureza nos mostra com sabedoria que tudo gira em torno de ciclos, o passar das estações, o ciclo natural humano do nascimento até sua morte, o universo em si organizado em sua forma elipsoidal e infinita. A sabedoria nasce em perceber que ao participar de determinados ciclos: familiares, coorporativos, acadêmicos etc. Eventos irão se repetir, porém de uma maneira singular ao passado. Nosso dia-a-dia também é estruturado em ciclos, desde o momento que acordamos, iniciamos as nossas tarefas e retornamos ao nosso lar. Desde o passar da semana, do mês, do ano e, por fim, da sua vida.

A única constante nesse procedimento somos nós mesmos, porém, ser constante em um ciclo evolucional não é benéfico, “uma árvore que se mantém fixa em uma tempestade certamente ira tombar, com sabedoria o bambu curva-se diante da tempestade e ao final da mesma retorna ao seu lugar de origem”. Um dia nunca é igual ao outro; um mês nunca é igual ao outro; mesmo após 1 ano de passagem, aquele dia ou mês nunca vai ser o mesmo, o sentimento de mesmice, monotonia está simplesmente interligado à falta de sensibilidade em perceber o que acontece ao seu redor e ao desenvolvimento interior estagnado.

A intenção não é comentar a falta de sensibilidade ou o desenvolvimento interior interrompido, isso seria uma outra pauta.

O AIKIDO na sua vida não seria uma exceção a tudo o que foi dito anteriormente. O AIKIDO é uma prática que nasceu da existência do Fundador, ou seja, um ciclo de vida que se foi e nos deixou algo de presente. O saber do criador do AIKIDO foi de tamanha evolução que o benefício da prática é perceptível desde o primeiro dia de treino. Fugindo assim do dogma que, somente após muito tempo de prática, você sentirá o bem estar de estar inserido em algo grandioso. Pensar assim seria muito pouco para o AIKIDO.

Assim sendo, organizamo-nos em ciclos de aprendizado que marcam a evolução técnica dos praticantes, ou seja, os Kyus. A cada kyu nos é dado de presente um saber, temos aí oportunidade de crescer como pessoa, seja a priori através do seu corpo, da sua mente ou do seu espírito. Pois são esses três pilares que irão lhe levar a prática do AIKIDO.

Cada ciclo aparentemente é repetido, porém nunca da mesma forma. O ensinamento é outro e o momento é outro. Voltamos aqui à questão de ser constante. O praticante que achar que os ciclos iniciais que vivenciou foram iguais e que os próximos serão idênticos aos anteriores, assim como não procurou deles estabelecer um link de saber com sua própria vida e com seu próprio treinamento e, principalmente, com o grupo com o qual interage, certamente será uma árvore que irá se romper na primeira tempestade.

Por isso o primeiro sentimento que sedimenta o seu caminho no AIKIDO é a SINCERIDADE. Sinceridade com relação ao que você deseja na prática diária; sinceridade para com o grupo; o seu desejo nunca pode ser superior ao grupo, pois o grupo são as folhas que irão lhe proteger da chuva. Sinceridade com a pessoa que lhe ensina, pois é ela quem lhe guiará durante todo o caminho e estará com você seja na chuva ou no sol, e durante todas as estações da sua vida.

Não sendo sincero, o único exclusivamente afetado nesse ciclo de vida será você. Da sinceridade nasce o RESPEITO. O respeito que o grupo tem para com você, o respeito que o seu Sensei tem para com o seu desejo e, sem sinceridade, você nunca será respeitado.

Assim o grupo estará coeso sendo fiel ao desejo natural de sempre evoluir, respeitando cada praticante, polindo o espírito em cada encontro e a cada gota de suor ou de lágrima em prol do bem estar de todos. Então o grupo alcançará o reflexo do que é natural: os praticantes não serão constantes e adquirirão o saber de cada momento transmitido até se tornarem a própria extensão da natureza.

O AIKIDO se faz com o coração sincero (MAKOTO) e com o sentimento de respeito pelos que vieram primeiro e nos dão a honra de compartilhar conosco o seu saber.

Josemar Dias
Instituto Makoto de Aikido

sábado, 10 de novembro de 2012

Como evitar a perda de músculo no processo de treinamento

Ao acordarmos, retiramos o nosso organismo de um estado de descanso para um estado ativo. A partir deste momento, se não fizermos um aporte nutricional, inevitavelmente começamos a utilizar o músculo como fonte de energia, ou seja, iniciamos o processo de quebra muscular.
Isto significa perda de desempenho, tudo que um atleta cênico não precisa.

A grande chave para tentar manter um balanço energético positivo, a fim de continuar maximizando a queima de gordura e a manutenção muscular, passa por alguns pontos primordiais:

1. Efetuar refeições de três em três horas, tentando utilizar em todas, alimentos protéicos;
2. Não cortar a gordura boa, mas também não comer em excesso;
3. Cortar definitivamente de sua vida as frituras, refrigerantes e guloseimas em geral;
4. Não ingerir carboidratos à noite;
5. Antes de dormir, se alimentar com uma proteína de rápida absorção;
6. Dormir bem, pelo menos 8 horas por noite;
7. Não ingerir cafeína após as 19h;
8. Nunca fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias tóxicas;

* A grande dica é a de sempre: COMER BEM- TREINAR MUITO - DESCANÇAR BASTANTE.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


bailarinos do Bolshoi Brasil fazem apresentação na Rússia

Neste domingo (28), os bailairinos Diego da Cunha e Karine de Matos, da Cia Jovem Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, partem em uma turnê internacional por 23 cidades da Rússia. O espetáculo 'Virtuosos of World Ballet' reúne um grupo de dez bailarinos de diferentes companhias do mundo de países como Austrália, Argentina, EUA, Brasil, África do Sul, Cazaquistão e Rússia.
Karine e Diego, que dançam juntos há 3 anos, foram escolhidos pelo empresário e bailarino russo, Ruslan Nurtdinov, após seleção por meio de vídeos com coreografias. No repertório da turnê, Karine e Diego, apresentam o Grand Pas de Deux 'Diana e Acteon', 'Valsa Moszkowski' e 'Talismã'. Além disso, Diego mostra a dança a caráter 'Gopak'.
Além destas obras, os bailarinos vão ensaiar e realizar coreografias com os outros artistas participantes do evento. A turnê inicia na cidade de Tomsk e vai cobrir as maiores cidades da Rússia entre 1º e 30 de novembro de 2012

Aconteceu em outubro.

Ocorreu em Campina Grande uma audição da Escola do Teatro Bolhoi no Brasil.
Anahi Poty e Vitória Nunes foram aprovadas com Bolsa e Ana Beatriz Diniz, Carla Santos e Tainá Freitas que foram Pré-Indicadas para a Seleção de Outubro em Joinville.
Anna Beatriz Diniz e Carla Cristina Santos foram em outubro na audição que aconteceu no próprio Bolshoi e ganharam Bolsa para estudar lá a partir de 2013!
 

PARABÉNS A TODAS E PRINCIPALMENTE A FERNANDA BARRETO PELO MARAVILHOSO TRABALHO
 

Audição para a São Paulo Companhia de Dança.

 

 
MERDA à todos que forem prestar essa audição.


 
INFORMAÇÕES : (83) 3058-2039
DIAS: 15 e 16 de dezembro ás 19:50h

Aniversário.

Bom galera, não tenho postado à dois meses por conta de uns problemas técnicos (desculpem-me).
Maaaaaaaaaaas não vim falar disso u.u
Hoje eu vim falar sobre um assunto muito importante, aniversário do blogger \o/
4 Anos, à 4anos tentando mostrar aqui um pouco sobre o mundo da dança, o que ela significa pra mim e para muitas outras pessoas que também a amam.
Eu só tenho a agradecer a todos que de uma maneira ou de outra me ajudaram aqui.
Aaaaaaaah! e tem mais, para comemorar, bora lá postar um pouco.
(postarei aqui alguns dos assuntos que ocorreram nesses dois meses que não consegui conectar-me e depois as novidades)
Beijooos Bailarinas.

domingo, 2 de setembro de 2012

PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO: CLIQUE NA IMAGEM

Do site da ETBB - Elementos cênicos - Uma visão da platéia


Sala de aula, sapatilhas surradas pelo uso, malha – roupa para prática. Começa a concentração, aquecendo com alongamentos, em seguida o pé pisa no breu. A aula inicia na barra, plié, petit battement tendu, petit battemet jeté, rond de jambe, fondue, frappé, adagio grand battement. E o professor pede: - braços… costas... en dehors. E seguem-se as infinitas repetições. No centro, adágio, tendu, piruetas, bateria de saltos, valsa... O suor molha o corpo, a respiração acelera. A aula finda com a reverência, mas é necessário repeti-la sozinho para aperfeiçoar os movimentos.

Disciplina; vontade; força; paixão. Estes são alguns dos elementos que tornam o mundo da dança, mais próximo dos que sonham conquistar os palcos. Dos que querem ser o personagem principal: bailarino!

E entre tantos fascinantes e maravilhosos ouve-se a voz da grande bailarina Tatiana Leskova, que por várias vezes visitou a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, que revela: - “A minha nacionalidade é bailarina”.

O bailarino – um artista que se molda a estética desta arte e, vai ao limite, flutua, eleva seu corpo ao som da música. Interpreta um conjunto de movimentos que acompanha o arranjo musical que se traduz em histórias e encantam a plateia. Histórias que recomeçam no dia seguinte de cada espetáculo: - a aula inicia na barra, plié, petit battement tendu, petit battemet jeté, rond de jambe, fondue, frappé, adagio grand battement. E o professor pede: - braços… costas... en dehors. O suor molha o corpo, a respiração acelera. A aula finda...com reverência!

A cada dia outros elementos são reforçados: coragem, perseverança, determinação e o sonho ininterrupto para seguir fazendo na história da vida o papel de bailarino.

Dia da Bailariina - com atrasos -




Bom pessoal, postando com um pouco de atrasos aqui porque não consegui entrar ontem, mais eu recebi recadinhos e depoimentos sobre o dia da bailarina que foi ontem dia 1 de setembro.

Leticia Amorim (Bailarina na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil)
"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!"
Isadora Duncan

Adelson Carlos (Bailarino na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil)
"Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião."

Maria Eduarda
"Quem dança é mais feliz! ;]"

Giiu Villar
"Voce usa longos corredores para treinar gran jete.
...voce tem mais sapatilhas de ponta do que sapatos normais.
...alguns te confunde com um pedaço de borracha.
...em vez de dedos voce tem bolhas nos pes.
...voce sobe na meia ponta quando conversa com seus amigos.
...voce se senta na abertura confortavelmente.
...voce coloca sua sapatilha de ponta para alcancar objetos que estao em lugares altos.
...a danca é a vida, o resto é apenas um passatempo.
...piruetas e fouette são as palavras principais de seu vocabulário.
...você conhece mais palavras em frances do que em ingles.
...voces só consegue contar ate oito.
...voce ri quando alguém que não dança reclama que o pe esta doendo.
...assistir teve é a hora de se alongar.
...voce promete nunca parar de dancar.
...voce atravessa um corredor dancando, ao invés de andar.
...todos os seus amigos estao jantando enquanto você esta ensaiando.
...voce faz pliés e tendus enquanto esta na fila.
...voce faz grand jete nos estacionamentos e quando desce a rua.
...voce tem os muculos mais fortes do que os meninos do seu colegio.
...voce usa breu em vez de sabao.
...antes de qualquer coisa voce conta 5 ,6, 7 e 8.
...voce escova os dentes treinando sustentamento devant, la second e deriere. "

Marina Ayko (Bailarina no Studio de Dança Movimento)
"os princípios básicos do ballet são: diciplina,técnica e sobre tudo o amor"

KAREN RIBEIRO
"Para dançar é preciso se permitir…

… se permitir ser feliz,
… se permitir fazer feliz,
… se permitir sentir tristeza, alegria, dor, alívio…
… se permitir ser bela e belo,
… se permitir aventurar-se num mundo de sonhos e fantasias e torna-lo realidade, mesmo que por 1 minuto…

para ser bailarina é preciso se aventurar.
para ser bailarina é preciso amar, doar, sentir, rir, chorar, questionar, explodir, implodir, explorar, parar, rezar, suar (e muito)…
para ser bailarina é preciso saber viver com intensidade cada momento, desde o mais sutil ao mais intenso.

por isso que DANÇA É REENCONTRO DE ALMAS.

AQUI QUEM ESTÁ NÃO É POR ACASO.

FELIZ DIA DA BAILARINA!

Um grande beijo a todas e todos vcs que acreditam na beleza de um sonho e mesmo muitas vezes lutando contra tudo e todos se aventuram a vive-lo. Seja por 3 horas na semana, eu tenho certeza que de repente são as três horas mais importantes da vida de vocês.

(....)
Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar mas também acreditar

Patricia Ferreira
"Profissão??
Mãe de bailarino(a)

Entre todas as profissões a mais bela é ser mãe de bailarino
Nesta você se realiza duas vezes, com os filhos e em seus filhos...
Em nenhuma profissão você conseguiria se realizar tanto, tanto ao ponto de tornar se expert naquilo que jamais ousou sonhar fazer.... como dançar.

Mãe de bailarino é assim...
Além de carregar as várias mochilas, nós somos perfeitas comentaristas e criticas de arte,

Além de patrocinadoras, amigas psicólogas, preparadoras físicas e massagista...

Somos mães...
Mães - avós,
Mães - sociais
Tias - mães

Ou simplesmente mães de coração...
Mas uma única certeza é...

Somos Mães de Bailarinos ,
saudosas, amadas e amantes, e muito realizadas em simplesmente ter como missão – ser mãe de bailarino...." 

Bruna Caroline
Feliz dia da (o) bailarina (o) a todas (o) vocês que estão sempre tentando melhorar seus passos, que estão sempre com vontade de aprender a cada dia mais... que essa força seja renovada a cada dia que se passa, que São Vito, padroeiro dos dançarinos derrame sobre cada um de vocês, muito amor pelo o que vocês fazem, muita paz, dedicação para todas as coreografias, todas as sequências e todos os pa
ssos que aperfeiçoamos ao longo do tempo, que ele interceda sempre para que vocês sempre permaneçam nessa Arte tão bela .... a de ser Bailarina (o) !

Lariis Camargo -
Seu dia hoje *-* Fico tão feliz de ter uma amiga bailarina, e ver ela se esforçando a cada dia mais, se cuidando e se dedicando, e falando do Ballet com tanto amor, um amor que contagia. Espero que você continue assim, e não desista NUNCA, pois você consegue tudo que quer, é só ter Fé. Feliz dia da Bailarina, minha pequena s2 *-*


Francielle Ribeiro
" A bailarina, o sorriso estampado em seu rosto esboça a leveza em seu corpo, na ponta dos pés, graciosa."



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Recadinho *-*

Oláa, recebi esses dias um recadinho lindo, que me deixou muito feliz, então farei este post à Dariana Eloiza.

"É lindo o seu Blog e o teu amor pela dança, gosto muito qdo vc coloka frases de correr atraz do que vc quer, de lutar pelos sonhos, amooooooo me ajuda muito a continuar"

- Nunca deixe que apaguem este brilho sonhador que há em você. -

Sonhe, sonhe mesmo, sem medo e sem vergonha, sonhe e acredite o seu sonho. Que hoje você admira é porque venceu e se venceu é porque um dia sonhor com isso, então sonhe bailariina.
Bailarina sonha com tutus, espetaculos, competições, pas de deux, solos, repertorios, etc.
Correr atras daquilo que mais se que na vida não tem preço, nunca desista de nada por mais dificil que seja, você conseguirá chegar onde deseja.
Lembre-se sempre que tem alguém que acredita em você, no seu potencia, então acredite você também pois nunca é tade para se realizar, acredite na estrela que brilha aí dentro de voce, deixe que todos vejam o tamanho doseu amor pela dança. Aí vai uma pequena frase que faz uma  enorme diferença para nós, que eu sei:

-EU ACREDITO EM VOCÊ!-

Beijos bailarina e até o proximo post.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Próximo Espetaculo




Karen Righetto Ballet
A emoção em forma de movimento


A escola Karen Righetto Ballet estará apresentando em Paulínia o maravilhoso espetáculo “O Quebra Nozes”

Marchando ao lado de Soldadinhos de madeira 
Dancando com as Fadas do Açucar 
Bailando a Valsa das Flores 
No meio de um Reino de Chocolate...

Assim viveremos nosso sonho de encantamento e fantasia na apresentação de 2012 da Karen Righetto Ballet - ''O QUEBRA NOZES''

Dias 12 e 13 de Setembro de 2012
No Theatro Municipal de Paulinia, às 20h


Mais informações: (019) 3241-6046 ou (019) 3294-9228

 
Sobre o ballet de repertório O Quebra Nozes visite:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

novidade galera.




 Aceitando idéias para mudar a capa do Blogger.
Tem idéia? quer a sua capa seja escolhida? é só mandar para o email: camiila.oliveira@hotmail.com.
Beijos boa sorte e obrigada.

- Video - Harlequinade.

Olá Bailarinas e bailarinos, estou com a idéia de postar pelo menos um video e uma postagem por semana, por conta de minhas aulas não estou conseguindo postar diariamente como antes, mais tentarei fazer assim e sempre que puder postarei até mais de uma vez.
Mandem suas opinioes, dicas e perguntas para falarmos aqui também.
(e-mail: camiila.oliveira@hotmail.com)

Beeeijos e nosso video de hoje é Harlequinade com a bailarina Maria Clara Coelho do BalletARRJ
 



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bolshoi Brasil incentiva a profissionalização.

Neste mês de agosto mais cinco alunos do último ano da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foram contratados por duas companhias profissionais no Rio de Janeiro e Portugal.

Os bailarinos Lucas Leite e Débora Janing, passam a integrar já nesta semana a Cia. do Teatro Municipal de Trianon, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Juntos os dois ficaram sabendo da audição via redes sociais e resolveram participar, depois de concluírem as três etapas seletivas entre aulas de clássico, contemporâneo e performances individuais, ambos foram agraciados com o contrato de um ano na nova companhia.

Com os alunos Victoria Scatena, Isaias Estevam e Thales Henrique, o processo de seleção foi via vídeo e contato por email com o diretor artístico da Cia. de Dança de Aveiro, em Portugal. Após os bailarinos procurarem por companhias, receberam boas indicações em Portugal, então os três resolveram tentar, e após alguns meses, chegou a resposta positiva, todos ganharam contrato de um ano com início em janeiro de 2013.

Só neste ano a Escola já tem doze bailarinos empregados, um resultado gratificante não só para esses jovens, mas também para todos aqueles que trabalham para o crescimento e missão da instituição, que é formar esses talentosos artistas-cidadãos completos e aptos a ingressarem no mercado de trabalho da dança, tanto em âmbito nacional como internacional.

Conheça os bailarinos contratados para a Cia de Dança de Aveiro:
Isaias Estevam da Silva, 19 anos, é natural de João Pessoa – PB. Em 2004 após participar de uma das maiores seleções feitas pela Escola Bolshoi em outro estado, ele conquistou uma das vagas para estudar balé em Joinville-SC, junto com mais nove crianças da Paraíba. Agora com quase oito anos de estudos completos, o bailarinos se orgulha de ter ido atrás e conseguido mais essa conquista, antes mesmo de concluir o último ano. “Aprendi tudo o que sei aqui na Escola Bolshoi, por isso, fico feliz de concluir os estudos e já sair com emprego garantido para o próximo ano”.

Thales Henrique de Araujo, 18 anos, também veio de João Pessoa – PB. Estava entre os dez selecionados para estudar em Joinville-SC. Quando chegou a nova cidade, confessa que não sabia direito como era dançar balé, mas ao longo dos anos foi se apaixonando pela arte da dança e a vontade de seguir carreira profissional veio à tona. “Estou muito feliz principalmente porque esse foi o primeiro lugar que participei da audição como profissional e passei, é o reconhecimento de um trabalho diário e que tem a ajuda de muitas pessoas envolvidas, professores e funcionários da Escola Bolshoi”.

Victoria Scatena, 17 anos, natural de Ubatuba-SP. Veio para Joinville em 2006, com sua mãe, para estudar na Escola Bolshoi, depois de tentar duas vezes ingressar na instituição. Na época ela entrou direto na 3ª série do curso de dança clássica, sempre com muito apoio em casa. Foi a mãe de Victoria que ajudou a ela e aos amigos, que considera como irmãos, na busca por contatos e companhias. “Fiquei feliz quando soube que nós três passamos juntos na mesma companhia, vai ser uma ótima experiência para todos e uma oportunidade de crescimento na área profissional”.

Conheça os bailarinos contratados para a Companhia do Teatro Municipal de Trianon:

Débora Janing, 18 anos, é Joinvilense. Quando tinha nove anos participou da motivação da Escola Bolshoi feita em escola públicas da cidade, por curiosidade ela foi fazer o teste e acabou passando, dando início assim, aos seus estudos na instituição. Quando estava na 7ª série, Débora resolveu parar de dançar, não sabia ao certo se era isso que queria para sua vida, mas após refletir por alguns meses, decidiu voltar e concluir o último ano. Agora está feliz por ter retornado e já empregada em uma companhia profissional. “Assim que decidi voltar foi com mais determinação ainda, agora sei que eu quero seguir a carreira de bailarina. Assim que surgiu a oportunidade eu fui atrás, estou ansiosa para começar na companhia e feliz com o resultado”.

Lucas Leite, 18 anos, nasceu em Teresina – PI. Quando tinha dez anos de idade participou da seletiva para o Bolshoi Brasil por incentivo da professora de educação física da sua escola. Após fazer o teste ele ficou entre as dez crianças aprovadas. Quando foi contar para sua mãe ela não queria deixá-lo vir, mas depois de conversar com a equipe da Escola Bolshoi e conhecer todos os benefícios e oportunidades que Lucas teria ela aceitou. “Cheguei ao Bolshoi e mal sabia o que era balé, agora estou na metade do último ano e já empregado, minha mãe está orgulhosa de mim, é uma responsabilidade, estou muito feliz por estar concluindo o projeto com meu estado com emprego garantido, é mais uma prova de que dá certo.”

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A importância da expressão facial.

Cada dança precisa ser interpretada e ter comunicação com o público. É um trabalho do bailarino para dar vida a qualquer peça coreográfica. A única maneira de fazer isso é através de verdadeira emoção, personalidade e expressão. No início de realização da formação, um bailarino se esquece de suas expressões de rosto ou a falta dela. Alguns optam por apenas um sorriso.

1- A alma de uma dança está na cara

Quando o desempenho do bailarino começa a amadurecer o bailarino aprende a usar a expressão facial como a alma da sua dança. Ele se torna o gesto que vende a dança para o público como um ator vende a sua qualidade de observadores de teatro. É a verdadeira emoção da dança que faz com que seja uma arte em primeiro lugar. A bailarina que não expressa emoção e expressão durante a dança se torna desinteressante e aborrecido.

2- Expressão chama a atenção para o bailarino

Uma das melhores ferramentas é aprender a adaptar-se facialmente a dança. Audiência nos olhos são atraídas para os intérpretes da dança que aprender a dominar a emoção e expressão dentro da coreografia definida. O clima da dança faz o público interagir com o meio da interpretação, emoção recíproca e ilusão psicológica. É o fator real de ligação entre o bailarino e o público, e um dos mais importantes.

3- Dicas de expressão no rosto

Aqui estão algumas dicas para ajudar no desenvolvimento da expressão:
  •  Primeiro, conheça bem a musica para nao se prender nas contagens
  • Deixe a letra e a melodia da música levar-te!
  •  Dar uma resposta emocional para a música.
  •  Deixe-se! Apenas permita-se sentir fisicamente uma emoção no palco.
  •  Pratique emoção e expressão facial durante os ensaios e as aulas.
  •  Não exagere!

4- O rosto define o estado de espírito da dança

Alguns bailarinos que aprende a expressar-se bem às vezes pode ir um pouco além. Em uma audição ou um juiz que vê uma bailarina exagerar para vê-los atuando, pode parecer falso. Ele realmente pode interferir com a mensagem da dança. No mundo da dança as expressões têm que ser naturais. O valor artístico de um bailarino é apresentar expressão e emoção, um bailarino torna o conceito coreografia vir a vida, dando-lhe a vida verdadeira.

5- Não exagere!

Uma expressão não pode ser imitada. Cabe à bailarina encontrar uma verdadeira conexão com a peça. Que cada emoção facial retratada, é uma verdade da natureza. Com a prática e a coragem, a expressão facial impulsionará uma bailarina para o próximo nível e para o sucesso!




BALLET DE REPERTORIO GISELLE




BALLET DE REPERTORIO GISELLE





O SEGREDO DO LAGO -STUDIO FBALUNOS DA ETBB

Nunca desista dos seu sonhos.

Os sonhos que nos movem a cada dia mais.
-Miia Oliveira-

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


 Olá Galera, hoje vou falar sobre os “famosos” calçados Croc’s
Booom, como percebemos a moda dele já passou, mais, porém muitas bailarinas e ginastas inclusive adotaram como um calçado habitual, por sua facilidade, ele esteticamente não é bonito mais é gostoso de usá-lo, é prático e da pra ir aos ensaios e apresentações bem à vontade.
É por esses motivos que o Ballet e os Croc’s se familiarizaram é só tirar o Croc’s e dançar.
Beeeijos galera e até o proximo post <3>


Alunas do Studio de dança FB

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fragmentos de dança



A segunda fase das inscrições da mostra de dança "Fragmentos de Dança" Despertando Talentos vai até dia 15 de agosto.
A proposta deste evento são as crianças e adolescentes, estreantes ou mais experientes, despertando o gosto pela arte e pela prática da técnica , seja somente por prazer ou também para uma profissão futura.
Para os professores e coreógrafos é a oportunidade de ter uma opinião de grandes profissionais que estarão lá para incentivar e ajudar no crescimento do seu trabalho.
Então... peça o seu regulamento e não perca a oportunidade de comemorar o dia da bailarina da melhor forma: num PALCO!

GALA CLASSICA INTERNACIONAL


No Cartaz:

Quinta feira (23/08/12) - Workshops gratuitos com duração de 1h30, em quatro periodos: 9h30 as 11h (Para nivel técnico 4), 11h30 as 13h (Para nivel técnico 3), das 14h as 15h30 (Para nivel técnico 2) e das 16h as 17h30 (Para nivel técnico 1).

Sexta-feira (24/08/12) - Audição para a Escola e Cia Jovem do Bolshoi Brasil, dirigida exclusivamente para os 150 bailarinos de 12 à 18 anos selecionados para participar da gala clássica.

Sábado (25/08/12 às 20h) - Gala/ Apresentação de 15 estudantes selecionados interagindo com bailarinos internacionais.

Domingo (26/08/12 às 16h) - Ballet completo Coppelia

PAULINIA 23 A 26 DE AGOSTO/ 2012



A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi convidada pelo projeto de dança da ABADS - Associação Bahiana de Dança e Ballet Styllo Corpo para realizar uma pré-indicação com crianças e jovens de oito regiões da Bahia: Valença, Camamu, Ituberá, Nazaré das Farinhas, Morro de São Paulo, Gamboa-Cairu, Santo Amaro e Igrapiuna.

A pré-indicação acontece na cidade de Valença-BA, nos dias 10 e 11 de agosto, realizada pelo bailarino e professor formado pela Escola Bolshoi, Cosme Gregory, e a Coordenadora de Apoio Educacional, Mariléia Cani. São cerca de 200 participantes que passam pelo processo de avaliação.

Os profissionais da Escola terão a missão de selecionar crianças entre 9 a 12 anos, que não precisam ter conhecimento em dança, e jovens entre 12 e 18 anos, com conhecimento em dança. Ao final os participantes indicados vão para Joinville/SC, na sede da Escola Bolshoi, realizar no mês de outubro, o processo seletivo anual com candidatos de todo o Brasil.

Para viabilizar essa ação, os moradores de Valença se programaram para abrigar diversas crianças e jovens que são das outras sete cidades, possibilitando assim, a realização do projeto e uma oportunidade única a esses jovens. Um verdadeiro exemplo de cidadania e incentivo à cultura do país.

Mais novidades



No início do mês de junho a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil recebeu a visita de Peter Breuer, diretor do Ballet da Salzburg Landestheater, na Áustria.

A visita de Peter rendeu inicialmente duas contratações para a paranaense Danúbia Pereira, e o paraibano Iure de Castro, ambos alunos da última série da instituição. Agora foi a vez da bailarina da Cia. Jovem, formada pela Escola Bolshoi em 2011, Naiara de Matos, que recebeu o convite de Peter, no final de julho.

Durante os dias em que o diretor passou pela instituição, ele destacou a boa estrutura da Escola Bolshoi e revelou que os bailarinos brasileiros são muito fortes, com boa energia e talentosos. Características que o fez preencher as vagas que tinha para a companhia inicialmente e depois, por ter se encantado também pelo talento de Naiara, retornou o contato com o Diretor Geral da Escola Bolshoi, Pavel Kazarian, e fechou mais um contrato.

A bailarina teve que correr atrás para organizar sua viagem o mais rápido possível, se despedir dos amigos e familiares. Agora com patrocínio garantido para as despesas de passagem ela já embarca no dia 14 de agosto rumo à Áustria. “Foi tudo muito rápido, eu não estava esperando, quando recebi a notícia da contratação para a Áustria fiquei feliz e ao mesmo tempo apreensiva, com medo da mudança, ainda mais que tive pouco tempo de preparar tudo, mas aos poucos a ficha vai caindo, estou confiante que vai ser uma experiência muito boa para minha carreira, uma porta que se abre para novas oportunidades".

Naiara Silva de Matos, 18 anos, nasceu em Salvador-BA, em 2007 se mudou para Joinville e deu inicio aos estudos no Bolshoi Brasil. Desde que tinha três anos de idade ela precisou dançar, nasceu prematura e para ajudar na coordenação motora ingressou no balé. Quem diria que essa recomendação médica se tornaria a profissão dessa jovem bailarina. “A dança mudou minha vida, me deu força e o Bolshoi me ajudou mais ainda".

quinta-feira, 9 de agosto de 2012



Amigos e Amigas: O Instituto SER tem a honra de compartilhar o Espetáculo Artístico Inclusivo.
Ingressos:
Promocionais na secretaria do Instituto SER
R$ 20,00 até dia 30 de Agosto
Na bilheteria do Theatro Municipal de Paulínia
Estudante: R$ 20,00 | Inteira: R$ 40,00
Informações: (19) 3272-2520 ou (19) 3272-0383