quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Votos de Amanda Santos para Andressa Mendonça.

Como é difícil pra mim escrever sem derramar uma lagriminha que seja, já escrevi tanto, já fiz cartinhas,
mas sempre sobram lágrimas, que até tô guardando porque logo mais a noite será a ultima despedida e aí sim,
nossa sala vai virar um verdadeiro lago, o mesmo que Andressa tanto brilhou, tanto sentiu e tanto fez com que todos
entendessem o verdadeiro sentimento passado pelo Lago do Cisne.
  Minha linda, você tanto trabalhou esse ano pra conseguir conquistar esse sonho, então, só te desejo tudo de bom, nos dias difíceis
vamos está aqui mandando muitas energias boas pra você.
  Te amo muito, e cada Fim de Semana juntas vai ficar guardadinho na minha memória, Hey Ho, Let's Go!! KKKKKK

Divisão de Águas ..

Amanhã dia 27/01/2012 já é a partida de Andressa Mendonça pra Joinville/SC, parece que foi ontem que ela passou no Teste e olha só, amanhã ela já vai em busca de realizar o seu grande sonho, sonho que foi conquistado com muita dedicação, muito suor, muitas vezes até lágrimas caiam, muita luta, luta contra si mesma, contra seu próprio físico, a vida social, mais Andressa, parabéns TUDO isso valeu a pena, você tem um presente liindo e um futuro melhor ainda, você é muito talentosa e merece cada coisa de Melhor que Deus tem pra você.
Parabéns especial pra Fernanda Barreto, que foi sua professora durante esse tempo, foi quem lapidou mais um TESOURO, aliás, lapida a cada dia muitos tesouros..assim como Marina, Andressa vai arrasar. Parabéns Fernanda Barreto pelo maravilhoso trabalho e principalmente pelo dom maravilhoso de acreditar em cada uma de suas alunas.
Torcemos por você Andressa, a cada dia está em nossas orações pra que tudo de certo, Deus te abençõe muito, nós te amamos..

PARABÉNS MAIS NOVA ALUNA  DA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL!
Tira bastante fotos pra gente linda *-*

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Recomendo !


Fã clube Oficial de Andressa Mendonça


Fã clube Oficial de Raylly chagas

por: Izabella Aquino e Ester 

Maria Kochetkova Principal Highlight Video

Maria Kochetkova




Masha, a portrait of Maria Kochetkova from Bronwen Parker-Rhodes on Vimeo.



Maria Kochetkova - encontrei mais uma bailarina linda e talentosa *-*

Nascido em Moscou em 1984, Maria Kochetkova treinada na Escola de Ballet Bolshoi por oito anos antes de dançar com o The Royal Ballet e Ballet Nacional Inglês, em Londres. Ela se juntou ao San Francisco Ballet como bailarina principal em 2007.

Seu repertório inclui clássicos do papel-título de Giselle , Aurora em A Bela Adormecida , Kitri em Don Quixote , Juliet em Romeo & Juliet , Odette-Odile em O Lago dos Cisnes , Clara e do Sugar Plum Fairy em O Quebra-Nozes eo papel-título de Alice no País das Maravilhas .

Ela também se apresentou em George Balanchine Coppelia (como Swanilda) , No. Divertimento 15 , Jewels ( Esmeraldas e rubis ), Serenade e Theme and Variations , Sinfonia em C (2 º movimento), Forsythe William no meio, um pouco elevada e Suíte Artefato , Kenneth MacMillan Winter Dreams, Frederick Ashton Variações Sinfônicas,Wayne McGregor Chroma (noite de abertura para os EUA estreia) e ballets por David Dawson, Deane Derek, Elo Jorma, Morris Mark, Possokhov Yuri, Ratmansky Alexei, Jerome Robbins, Tomasson Helgi, Wheeldon Christopher e Hans Van Manen.

Ela atua como um artista convidado com o Bolshoi e Teatros Stanislavsky, em Moscou, o Teatro Mikhailovsky em São Petersburgo, o Ballet de Tóquio no Japão, incluindo performances como Kitri em Don Quixote para a noite de abertura da NBS 2009 Mundial de Ballet Festival , em Tóquio e com Reflexões do Bolshoi do projeto (2011) no Centro Segerstrom for the Arts em Orange County e do Teatro Bolshoi, em Moscou.

Kochetkova realizado o Grande Pas de Deux, em San Francisco Ballet Quebra-Nozes que foi transmitido pela PBS em 2008 e ganhou a medalha de ouro individual na série NBC Superstars of Dance , que foi assistido por mais de 10 milhões de telespectadores.

Prêmios Kochetkova e prêmios incluem a Isadora Award Duncan para o papel de Giselle e medalhas em competições internacionais Ballet em Seul (Gold, 2005), Roma (Gold, 2005), Riety (Gold, 2005), Luxemburgo (Gold, 2003), Varna (Silver e do Júri do Prêmio Imprensa, 2002), Moscou (Bronze, 2001).

Ela também é um vencedora do Prix de Lausanne (2002).

Bailarinos e preconceitos

Como nunca dediquei nenhuma postagem especificamente aos meninos, resolvi falar sobre o tema mais clássico que os envolve: o preconceito.
Todos tem conhecimento do preconceito que envolve homens e ballet. Qualquer homem que opte por seguir esse caminho provavelmente vai ser tachado de homossexual em algum momento. Porque? Como qualquer tipo de preconceito, a ignorância é a causa. A grande maioria das pessoas que rotula bailarinos como “gays” estão num grupo, que não tem o mínimo conhecimento a respeito de ballet,não tem a mínima idéia do papel que o bailarino exerce.
O ballet é, muitas vezes, visto como delicado e feminino; porém, o homem exerce um papel totalmente diferente do das meninas, o qual exige até mesmo muita força física. Óbvio que existem bailarinos homossexuais (assim como existe em qualquer profissão), mas existem heterossexuais que devem ser respeitados, afinal, não existe nenhuma relação direta entre uma coisa e outra. Se a dança, hoje em dia, ainda tem um número de homens muito reduzido em relação ao número de mulheres, o preconceito (que muitas vezes vem até da própria família) certamente é a causa principal. Por que? Até quando?


Palavras de um Bailarino a respeito do tema:

Me chamo Anderson Carvalho, eu também sou Bailarino... Minha familia nunca teve preconceito, mais quando meus amigos souberam que eu estava dançando Ballet todos eles se afastaram, ai Comecei a Andar com as meninas, foi ai que piorou tudo... rsrs
Porque minhas amigas falavam de menino o tempo inteiro eu não agüentava mais ouvir mais se não ficasse ali, iria ficar sozinho e não queria ficar só ai "Nem ligava" mais quando chegava em casa chorava muito escondido dos meus Pais !
Só consegui fazer amizades com meninos 8 anos depois.. a academia onde danço precisava de meninos pra fazer parte de um musical e eu me encarreguei de conseguir, na escola só conversa com um menino que é B.Boy ai expliquei pra ele como funcionava o musical e tal, demoro um pouco mais eu convenci ele de dançar (quando ele soube que iria dançar com as bailarinas... rsrs) ai ele acabou chamando mais amigos dele... (Ps: "que nos festivais da minha cidade eles sempre passavam por mim e nunca me cumprimentaram, muito pelo contrário") começaram a ensaiar e não conseguiam pegar as seqüências direito ai a Professora me levou até eles para explicar como eram os passos... Ai comecei a fazer uns "amigos" (ps: "A minha surpresa era quando eles vinham conversar comigo no Intervalo,.. De repente tudo tinha mudado")
Ai quando o festival passou eles deixariam a academia.. Mais acabou que alguns deles ficaram e ganharam bolsa de Dança na Academia... Fizemos uma "Troca" Hoje além do Hip Hop eles dançam Ballet, Jazz e Sapateado e eu ao inverso.. rsrs!
Na rua aqui na minha cidade depois de 11 anos que danço Ballet baixou muito o preconceito em relação a isso.. Hoje tenho muitos amigos e amigas e estou muito feliz !
dica para os bailarinos( héteros como eu): Viva a sua vida e deixe que tudo vai se resolvendo. óbvio que com muitas barreiras algumas delas difíceis, mais lembre-se que você é quem decide o que vai ser ou não, nada e nem ninguem muito menos uma modalidade artística vai fazer com que você mude o seu jeito de ser e agir !

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Daniela Amaral

12 anos, faz o 7º ano no Colégio GPI, já gostava da Dança desde pequena, fazia natação e aos oito anos procurou Rômulo para aprender Ballet.
Também vencedora em vários Festivais, Daniela foi literalmente direcionada pelo destino, quando na primeira fase do Projeto Passo de Arte 2011 em Vinhedo, ela não estava relacionada para se apresentar pois estava ocupada em administrar compromissos escolares e as aulas de Ballet, mais devido a uma desistência inesperada de outra aluna, Daniela teve que substitui-la, passando a integrar o Grupo BalletArrj Escola de Dança que participava desse Festival pela primeira vez.
Para Rômulo: "Foi a melhor coisa que podia ter acontecido, o grupo ganhou mais qualidade com a sua participação, e despertou nela a vontade de se desenvolver cada vez mais, e assim quando ganhou o direito de ir para a seletiva em Santos se classificou para Nova York".

Daniela Amaral/ a de branco.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Falando um pouco de objetivos.

Olá! Me chamo Leandro, moro no interior de São Paulo
Estou passando pra dizer um pouco do que eu quero ser no mundo do ballet.
Sempre vejo que as pessoas que praticam essa arte, querem se esforçar ao maximo pra serem excelentes bailarinas (o), eu também me esforço mas pra outros fins.
Meu sonho na arte da dança é ser coreografo assim como Bryan tanaca mas não tanto para o lado hip hop, assim como ele, no sentido de talento, de criatividade, de reconhecimento que e muito importante pra qualquer coreografo , quero ter tambem uma equipe bastante competente pra competir em campeonatos assim como Carol e Karen que ganharam a 2ª temporada do se ela dança eu danço duas grandes bailarinas por sinal.
Bom ta ai um pouco do que eu quero, do meu sonho se quizer saber um pouco mais deixo aqui meu e-mail: leandrosilva_itape@hotmail.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mayara Magri a Mais Nova Bailarina Contratada para o Royal Ballet de Londres

 " DEPOIS DE CONSEGUIR PRIMEIRO LUGAR EM LAUSANNE E Bolsa para estudar no Royal Ballet " a Mayara Magri é CONTRATADA PELO ROYAL BALLET COMO MAIS NOVA BAILARINA DA COMPANHIA "


Maria Clara Coelho

13 anos, está no 8º ano do Colégio Pinheiro Guimarães, praticava natação desde pequena e na escola em que estudava teve uma iniciação em dança, aos oito anos decidiu procurar a BalletArrj para aprender ballet de maneira mais consistente quando conheceu e tornou-se aluna do ex-bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Rômulo Ramos.
Hoje, passado 4 anos e muitos concursos ganhos com prêmio de bailarina revelação. Melhor bailarina e diversos primeiros lugares, Maria Clara é considerada uma grata revelação dos últimos tempos, mas nada disso modifica seu comportamento, carismática, simples e disciplinada, não perde uma aula.
"Todos os dias é a primeira a chegar e a última a sair". conta seu professor.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Alunos do Balletarrj classificados para o YAGP 2012


Quatro jovens bailarinos do Rio de Janeiro foram classificados, com louvor, para o Youth America Gran Prix 2012 em Nova York, após conseguirem vaga na seletiva Brasil, realizada em Santos.

Maria clara (de verde), Daniela Amaral (a de branco), Manuela Roçado (de azul) e Davi Chagas brilharam em suas apresentações, recebendo do público e da comissão julgadora, diversas manifestações de elogio, conquistando o respeito e a admiração de todos.
Maria Clara conquistou o primeiro lugar e Bailarina Revelação no Danzamérica 2011.
Daniela Amaral uma bolsa de estudos em Mônaco e Davi Chagas finalista na pré seleção do Prix de Lausane.
A saga desses 4 alunos do Maitre de Ballet Rômulo Ramos, começou no ano de 2007 quando iniciaram seus estudos no Ballet Clássico e a partir daí foram formando um currículo de vitórias, com colocações de primeiros lugares em diversos Concursos e Festivais que já participaram.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Estava aqui sem idéias pra postar, mais hoje é um dia muito importante para mim, e vou aproveitar e escrever algumas coisas aqui.... olhe como quiser: seja desabafo, agradecimento, oração, emoção, tanto faz, o que importa é o coração...


boom hoje em dia é tão dificil ver alguém que leve a arte tão a serio, que leve esta arte como algo que vale a pena que não passe de um hobbie, é tão dificil alguém que apoie totalmente, alguém disposta a lutar por ela, que é até com lagrimas de felicidade que digo isso.


Quero agradecer a minha amiga leticia oliveira, bailarina linda, talentosa e que ama esta arte.
Este ano de 2012 tera muitas surpresas, pra muitos né ?!?

Agradeço a Deus por ter te colocado em meu caminho, agradeço a Ele por sua amizade que me é muito importante, e por Ele nos permitir crescer e aprender juntas na dança, como bailarinas e pessoas. Agradeço a você por estar também, sempre disposta a lutar e a sair da nossa zona de conforto por amor a arte, a aceitar este desafio junto comigo, muito obrigada mesmo de coração, juntas conseguiremos pois é DEUS que nos guia e nos protege!
Muito obrigada do mais profundo do meu coração, por mim e pela arte de dançar, arte de ser bailarina, arte essa tão linda e maravilhosa, que quase é impossivel de explicar...



agora tudo depende de uma pessoa né lele. 
é nóis 2012 já começou nos surpreendendo e ainda surpreendera a muitos, Teamo amiga e companheira.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pas de Cuba, com inscrições abertas para o curso de inverno



Com mestres do famoso Ballet Nacional de Cuba -

Pas de Cuba em sua IV edição, acontecerá em julho 2012, na cidade de Valinhos/ SP. 

Audição dia 01 de julho para avaliação técnica e inicio das aulas dia 02 de julho.




INSCRIÇÕES SOMENTE PELA INTERNET, VAGAS LIMITADAS
mais informações no site http://www.pasdecuba.com.br/

Ivan Sehnem Duarte



Oi, meu nome é Ivan Sehnem Duarte, sou bailarino da Cia. Brasileira de Ballet, vim aqui falar um pouquinho sobre ballet, sobre mim e a minha história.Todos nós conhecemos os dilemas da dança com os homens, e não foi diferente comigo, eu nunca gostei de ballet clássico, antes de dançar passei pelo vôlei, handebol, futsal, judô, natação,  atletismo, canto, teatro e aí sim fui iniciar algo que me completaria, comecei a dançar no colégio ( dança de rua e jazz ) não era o único menino, pois dançávamos  muito hip-hop  um gênero de dança que não tem muito preconceito,  fomos dançar em um festival na minha pequena cidade,  uma professora de ballet me viu, e se interessou pelo fato de que eu tinha facilidade de movimentação e flexibilidade, um pouco depois de me apresentar ela me ofereceu uma bolsa, sem consciência  do que era, e com conceitos e pensamentos impostos pela sociedade a minha primeira reação foi de rejeição, eu literalmente não queria, conversei com meus pais, minha mãe até me incentivou a ir, mas meu pai... como sempre tive mais intimidade e liberdade com minha mãe segui seu conselho, fui experimentar, pois tinha pessoas conhecidas lá, na minha primeira aula foi tudo muito divertido e engraçado, como me enturmei, fui ficando e logo já estava fazendo todas as aulas, o conhecimento do lugar já estava ficando pequeno ao lado a minha curiosidade em saber mais, comecei a pesquisar na internet, em livros, biografias,tudo do assunto, mas quando conheci os  repertórios e vi que ballet não era só aquilo, e fui me apaixonando cada vez mais, até meu pai que queria que eu fosse jogador de futebol se interessou, no Festival de Joinville que acontece todo mês de julho  fiquei encantado com o trabalho de uma escola, o Conservatório Brasileiro de Dança, que promovia no verão um curso de férias, dali em diante fiz de tudo para convencer meus pais a deixarem eu ir para o Rio de Janeiro, mas na época com 15 anos, eles jamais iriam deixar, no último bimestre surge uma menina no meu colégio, uma aluna nova chamada Juliana, e  o melhor ela era carioca, de cara ficamos amigos, e ela me ofereceu pra eu ficar na casa do pai dela no Rio já que ela ia passar as férias lá, assim meus pais deixaram, no segundo dia de curso recebi bolsa e acabei ficando.  Moro no Rio há dois anos, hoje já estou na Cia, já passei por inúmeras dificuldades, tanto financeiras como emocionais, psicológicas, muitos amigos me deixaram de lado, mas ganhei muito novos amigos maravilhosos, desde o início eu sabia que não seria fácil, até hoje não é, é até pior, (a gente sua não é galera!), aulas e aulas, cansaço, horas de sono perdidas, conciliar com a escola, cumprir todas as exigências, saudades da família; de casa; dos amigos, insatisfação, a busca da perfeição, todo esse sofrimento se torna garra para alcançarmos nossos objetivos e não desistirmos dos nossos sonhos,  a dança nos chama, os palcos nos chamam, e não existe prazer maior do que entrar no palco e sair satisfeito, contente consigo mesmo e ser aplaudido de pé, ser valorizado, reconhecido pelo artista que você é, no país em que vivemos a nossa vida de artista é triste, por essa causa todos almejam ir para o exterior e com razão, o Brasil ainda tem muito a crescer culturalmente para que seus bailarinos queiram permanecer aqui, espero que um dia isso mude.Só pra finalizar eu quero deixar um recado para todos os garotos que estão lendo isso, não se intimidem vão atrás dos seus sonhos, aos que tem medo de começar, analise bem quem está a sua volta, quem realmente gosta de você não vai te abandonar pelo o que você faz ou deixa de fazer, ou o que é ou deixa de ser, e aos preconceituosos , eu já tive essa visão, vocês já pararam para pensar por que pensam assim? Veja com seus próprios olhos, conheçam, e aí sim tirem suas conclusões.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Curo de Férias com professores do BOLSHOI e convidados em São Paulo...

O Curso de férias é realizado pela Mostra Dança, que não conta com montagem de espetáculo, mas sim com um intensivo de aulas, de 3 a 5 horas por dia.
Acontecerá de 17 à 27 de Janeiro de 2012 em São Paulo com a presença do diretor artístico da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Cesar Lima; professores da ETBB, Larissa de Araujo, Bruna Felício e Maikon Golini; além dos convidados, Denis Nevidomyy (russo), Erick Silva, Francisco Ribeiro, Rony Dias e Henry Camargo
Grade de Aulas do Curso para bailarinos:

Obs.: O curso para professores será ministrado por Denis Nevidomyy, professor russo, que lecionou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Email: mostra_danca@yahoo.com.br
Facebook: Mostra Dança
Telefones: (11) 2238 7360 ou (11) 3257 2133 com Erik


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Férias

Pessoal, eu estava aqui pensando sobre as férias....as férias que toda bailarina pede e depois percebe que não aguenta nem dois dias sem o ballet que já parece duas semanas, e dai ja começam a se sentir gordas e travadas (rs). Mais afinal elas tem uma utilidade melhor do que só descansar, não que não seja importante claro. Mas sabe qual a outra utilidade?

Sua utilidade é fazer com que cada férias seja como um renovo para este nosso sonho, para que a cada ano após as férias  nós possamos chegar em nossa sala com uma força de vontade mais forte, energias super carregadas, com uma nova empolgação, expectativa, ansiedade, e sempre maior nunca menor. São nessas férias que muitas pessoas aprendem a dar valor, pois só ai começam a ver o verdadeiro sentido de tudo, o tamanho da importância que o ballet tem e a falta que ele faz.

Por isso, aproveitem ao máximo esse "resto" de férias, cantem, dancem, pulem, chorem, gritem, sorriam, deem gargalhadas, se sintam umas baleias mesmo não sendo, façam alongamentos e condicionamento físico "caseiros", sintam muita falta do ballet, enfim... divirtam-se bailarinas.
Mais quando voltarem, voltem com a alma, com o coração, com mais amor ainda, voltem e ARRASEM em mais um ano letivo que Deus nos deu.

Renovem sua paixão não só nessas férias, como na outra, e na próxima, e na outra próxima etc.....

BRILHEM, NAS AVALIAÇÕES, NAS APRESENTAÇÕES, NAS COMPETIÇÕES, NOS FESTIVAIS, NAS AUDIÇÕES... MUITA MERDA PRA TODAS !

Sobre o alongamento.

Lembre-se
- Um bom alongamento leva em média de 15 a 30 minutos;
- Não tenha pressa em se alongar;
- O alongamento deve ser um ato prazeroso e relaxante;
- Demore no mínimo 8 segundos em cada exercício;
- Respire profundamente durante a prática dos exercícios;
- É normal sentir dor um dia após o alongamento, principalmente se for inicante, mas não se engane: se sentir sempre essa dor, você pode estar forçando demais os seus músculos;
- Force os músculos na medida certa, sem ultrapassar o limite do seu corpo no momento; você deve saber que o ganho da flexibilidade vem com a prática regular dos exercícios e depende de cada pessoa;
- Na prática dos exercícios, é normal sentir uma dorzinha na região correspondente; se não sentir a dorzinha, quer dizer que você está fazendo errado.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fortalecendo os pés

Como todos sabem, ter colo de pé é o sonho de consumo de qualquer bailarina, então, à pedidos ai vai um post sobre como fortalecer os pés.
- Podemos forçar nossos pés usando a famosa Chinerina, em caso de falta dela, podemos usar as mãos. Mais só isso não resolve nosso problema, é preciso preparar nossos pés. Como? Assim: 


- Suba em elevé com os dois pés, então faça um plié forçando o colo do pé para baixo. Estique as pernas e desça os calcanhares devagar. Você pode fazer esse exercício em primeira, segunda, quinta e sexta posições.
- Faça elevés com um pé, mantendo o outro em coupé. Faça em média 16 elevés em cada pé.
- Sente-se com uma perna esticada, movimente o pé de flex para ponta passando devagar pela meia-ponta. Tente ao máximo fazer seus dedos tocarem o chão. 


- Sente-se com as duas pernas esticadas à frente (como se estivesse em primeira posição), faça o mesmo movimento do exercício anterior, mas com as duas pernas en dehors, tentando encostar os dedos mindinhos no chão. Podem ser feitos com elásticos ortopédicos.

OBS: Uma coisa que ajuda muito é fazer esses exercícios com caneleiras de 1Kg.
Faça os elevés devagar e desça controladamente sem desabar o pé no chão, o exercício terá mais efeito e também ajudará com o equilíbrio. 

Quando esticar os pés, lembre-se de não dobrar os dedos. Você também pode manter os pés esticados por 30 segundos antes de voltar para o flex, isso aumentará a eficiência do exercício.
 
Para melhorar a cavidade dos pés Apóie a planta do pé sobre a bola de tênis e faça pequenos movimentos circulares lentamente. Eles servirão para alongar os nervos , fortalecer a musculatura e desfazer os pontos de tensão acumulados durante o dia. Faça o mesmo exercício na parte de cima dos pés (do colo para os dedos), isso ajudará na curvatura dos pés. 


Lembrando que, sempre que forçar a ponta, é bom forçar em flex, que é um movimento contrario, isso serve para que não cause algum tipo de distenção ou ferimento muscular mais futuramente.  Lembre-se também de fazer os exercícios frenqüentemente para que tenham efeito.  Você pode começar fazendo 8 vezes cada exercício e depois tentar fazer 16 e 32 vezes!

Bom pessoal, é essa minha dica espero que gostem. Até a próxima!







segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Para que servem os Pliés ?

Boom, para muitos os pliés são apenas um movimento simples e comum nas aulas de ballet. Mais pra que eles realmente servem ?

Eles servem para esticar a espinha, estender certos músculos, e dar força à outros, principalmente aos da coxa. Estabelece uma relação "física" com o chão, o qual precisa ser "sentido" e usado no demi plié, num perfeito casamento entre o pé e o chão, através do que podemos chamar de PRESSÃO.

É no demi e grand plié na barra que começamos a colocar o corpo e corrigir a postura. 






Então vamos caprichar mais nos exercícios de pliés, pois apesar de parecer um simples exercício é de muita importância!