Todos tem conhecimento do preconceito que envolve homens e ballet. Qualquer homem que opte por seguir esse caminho provavelmente vai ser tachado de homossexual em algum momento. Porque? Como qualquer tipo de preconceito, a ignorância é a causa. A grande maioria das pessoas que rotula bailarinos como “gays” estão num grupo, que não tem o mínimo conhecimento a respeito de ballet,não tem a mínima idéia do papel que o bailarino exerce.
O ballet é, muitas vezes, visto como delicado e feminino; porém, o homem exerce um papel totalmente diferente do das meninas, o qual exige até mesmo muita força física. Óbvio que existem bailarinos homossexuais (assim como existe em qualquer profissão), mas existem heterossexuais que devem ser respeitados, afinal, não existe nenhuma relação direta entre uma coisa e outra. Se a dança, hoje em dia, ainda tem um número de homens muito reduzido em relação ao número de mulheres, o preconceito (que muitas vezes vem até da própria família) certamente é a causa principal. Por que? Até quando?
Palavras de um Bailarino a respeito do tema:
Porque minhas amigas falavam de menino o tempo inteiro eu não agüentava mais ouvir mais se não ficasse ali, iria ficar sozinho e não queria ficar só ai "Nem ligava" mais quando chegava em casa chorava muito escondido dos meus Pais !
Só consegui fazer amizades com meninos 8 anos depois.. a academia onde danço precisava de meninos pra fazer parte de um musical e eu me encarreguei de conseguir, na escola só conversa com um menino que é B.Boy ai expliquei pra ele como funcionava o musical e tal, demoro um pouco mais eu convenci ele de dançar (quando ele soube que iria dançar com as bailarinas... rsrs) ai ele acabou chamando mais amigos dele... (Ps: "que nos festivais da minha cidade eles sempre passavam por mim e nunca me cumprimentaram, muito pelo contrário") começaram a ensaiar e não conseguiam pegar as seqüências direito ai a Professora me levou até eles para explicar como eram os passos... Ai comecei a fazer uns "amigos" (ps: "A minha surpresa era quando eles vinham conversar comigo no Intervalo,.. De repente tudo tinha mudado")
Ai quando o festival passou eles deixariam a academia.. Mais acabou que alguns deles ficaram e ganharam bolsa de Dança na Academia... Fizemos uma "Troca" Hoje além do Hip Hop eles dançam Ballet, Jazz e Sapateado e eu ao inverso.. rsrs!
Na rua aqui na minha cidade depois de 11 anos que danço Ballet baixou muito o preconceito em relação a isso.. Hoje tenho muitos amigos e amigas e estou muito feliz !
dica para os bailarinos( héteros como eu): Viva a sua vida e deixe que tudo vai se resolvendo. óbvio que com muitas barreiras algumas delas difíceis, mais lembre-se que você é quem decide o que vai ser ou não, nada e nem ninguem muito menos uma modalidade artística vai fazer com que você mude o seu jeito de ser e agir !
Nenhum comentário:
Postar um comentário