terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fortalecendo os pés

Como todos sabem, ter colo de pé é o sonho de consumo de qualquer bailarina, então, à pedidos ai vai um post sobre como fortalecer os pés.
- Podemos forçar nossos pés usando a famosa Chinerina, em caso de falta dela, podemos usar as mãos. Mais só isso não resolve nosso problema, é preciso preparar nossos pés. Como? Assim: 


- Suba em elevé com os dois pés, então faça um plié forçando o colo do pé para baixo. Estique as pernas e desça os calcanhares devagar. Você pode fazer esse exercício em primeira, segunda, quinta e sexta posições.
- Faça elevés com um pé, mantendo o outro em coupé. Faça em média 16 elevés em cada pé.
- Sente-se com uma perna esticada, movimente o pé de flex para ponta passando devagar pela meia-ponta. Tente ao máximo fazer seus dedos tocarem o chão. 


- Sente-se com as duas pernas esticadas à frente (como se estivesse em primeira posição), faça o mesmo movimento do exercício anterior, mas com as duas pernas en dehors, tentando encostar os dedos mindinhos no chão. Podem ser feitos com elásticos ortopédicos.

OBS: Uma coisa que ajuda muito é fazer esses exercícios com caneleiras de 1Kg.
Faça os elevés devagar e desça controladamente sem desabar o pé no chão, o exercício terá mais efeito e também ajudará com o equilíbrio. 

Quando esticar os pés, lembre-se de não dobrar os dedos. Você também pode manter os pés esticados por 30 segundos antes de voltar para o flex, isso aumentará a eficiência do exercício.
 
Para melhorar a cavidade dos pés Apóie a planta do pé sobre a bola de tênis e faça pequenos movimentos circulares lentamente. Eles servirão para alongar os nervos , fortalecer a musculatura e desfazer os pontos de tensão acumulados durante o dia. Faça o mesmo exercício na parte de cima dos pés (do colo para os dedos), isso ajudará na curvatura dos pés. 


Lembrando que, sempre que forçar a ponta, é bom forçar em flex, que é um movimento contrario, isso serve para que não cause algum tipo de distenção ou ferimento muscular mais futuramente.  Lembre-se também de fazer os exercícios frenqüentemente para que tenham efeito.  Você pode começar fazendo 8 vezes cada exercício e depois tentar fazer 16 e 32 vezes!

Bom pessoal, é essa minha dica espero que gostem. Até a próxima!







2 comentários:

  1. vc tem feito um bom trabalho aqui!
    bjs, feliz 2012!!
    Bernadete Faria

    ResponderExcluir
  2. muuuito obrigada Bernadete, de coração.
    obrigada também pelo apoio do Pas de Cuba ♥
    Obrigada um feliz 2012 à senhora também,
    Beijos

    ResponderExcluir