quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um voo mais alto!



O bailarino da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Luzemberg Santana, foi contratado pela companhia do Canadá Royal Winnipeg Ballet.

O diretor artístico Andre Lewis entrou em contato, convidando o bailarino para fazer parte do corpo de baile da companhia, a partir de 7 de agosto. Luzemberg já está inserido no elenco das próximas apresentações, bem como, receberá salário e benefícios conforme as leis canadenses. Esse é o 32º aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que parte contratado rumo a palcos estrangeiros.

Luzemberg Emmanuel Medeiros de Santana, 18 anos, nasceu em João Pessoa-PB. Em 2003 participou do processo de seleção da Escola Bolshoi na Paraíba, concorrendo com mais de 60 mil crianças. Uma das seleções mais disputadas que a Escola Bolshoi já realizou. Aprovado, em 2004 veio para Joinville junto com mais 10 crianças da Paraíba. Quando chegou a Santa Catarina, Luzemberg não sabia ainda o que era balé e o que ia aprender. Ao longo dos anos foi crescendo e se tornando um bailarino completo.


“Estou muito feliz com tudo que aprendi na Escola Bolshoi. A formatura e a contratação para a Cia. Jovem, foi a oportunidade do primeiro emprego, de amadurecer e adquirir mais experiência e novas técnicas. Tivemos aulas com professores consagrados e renomados. Tudo isso agregou no meu crescimento profissional. Agora vou saltar mais alto. Uma mudança ainda maior que estou disposto a enfrentar e viver pela dança”, comenta Luzemberg.

Royal Winnipeg Ballet, localizado em Winnipeg, Manitoba, é a companhia de balé mais antiga do Canadá, e a com mais tempo de operação contínua da América do Norte. Foi fundada, em 1939, como "Winnipeg Ballet Club" por Gweneth Lloyd e Betty Farrally. Em 1941, o nome foi alterado para "Winnipeg Ballet" e finalmente, em 1953, ganhou o título de "royal" (real) em 1953, o primeiro garantido pelo reinado da Rainha Elizabeth II.

A companhia canadense soube do trabalho de Luzemberg através do professor Philip Beamish, que esteve no Bolshoi Brasil em 2010 e esse ano acompanhou a performance do bailarino durante o festival de dança de Rio do Sul.


                                                           Fonte: Blogger da ETBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário